Operação Ágata Fronteira Norte reforça vigilância na Amazônia contra crimes ambientais e transfronteiriços na Terra Indígena Yanomami
Boa Vista (RR) – O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte (C Cj Ágata FN) realizou, nos dias 9 e 10 de novembro, um patrulhamento fluvial com o objetivo de identificar possíveis áreas de prática de crimes ambientais no Território Indígena Yanomami (TIY). Essa ação integra as atividades rotineiras de prevenção e repressão a crimes transfronteiriços e ambientais na região e envolve o monitoramento para o combate às atividades ilegais que ameaçam a fauna, a flora e os recursos naturais.
Durante a patrulha fluvial, foi percorrida a calha do rio Uraricoera, no trecho entre as comunidades de Palimiú e Herebe. Essa ação reflete o constante estado de prontidão das Forças Armadas, que, em colaboração com as agências, atuam com elevado nível de operacionalidade, reforçando o compromisso em garantir a segurança e a preservação do meio ambiente na TIY.
A ação está inserida no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte, um esforço conjunto coordenado entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecido pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, e alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.
PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA / EXÉRCITO BRASILEIRO – Operação Ágata Fronteira Norte reforça vigilância na Amazônia contra crimes ambientais e transfronteiriços na Terra Indígena Yanomami (eb.mil.br)
Relacionadas:
- Forças Armadas realizam entrega de mais de 15 toneladas de alimentos em terras Yanomami em novembro (eb.mil.br) – O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte (CCj Ágata FN) entregou, entre os dias 1º e 14 de novembro, 747 cestas básicas nas comunidades isoladas de Surucucu, Auaris e Sítio 14, localizadas na Terra Indígena Yanomami (TIY). O transporte de mais de 15 toneladas de alimentos foi realizado tanto por vias aéreas quanto terrestres, em ação conjunta das Forças Armadas com as agências.
- Operação Ágata Fronteira Norte realiza desintrusão de garimpeiro com Evacuação Aeromédica em Território Yanomami (eb.mil.br) – O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte (C Cj Ágata FN) realizou, na manhã desta segunda-feira (13/11), a desintrusão de um garimpeiro do Território Indígena Yanomami (TIY), desta vez, por meio de Evacuação Aeromédica, em cooperação com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com a Polícia Federal (PF). O garimpeiro chegou na Unidade Básica de Saúde Indígena de Homoxi, apresentando ferimentos leves, onde recebeu os primeiros socorros, até a chegada da equipe de evacuação.
- Comandante Conjunto acompanha ações da Operação Ágata Fronteira Norte (eb.mil.br) – O Comandante Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, esteve na Guarnição de Boa Vista-RR, nesta segunda-feira (13/11), para acompanhar as ações da operação que estão em andamento no Território Indígena Yanomami (TIY), bem como o planejamento das atividades futuras.
Deixe um comentário