A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) marcou presença nesta terça-feira (17) em uma reunião da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP 28). O evento ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, de 30 de novembro a 12 de dezembro. A reunião abordou ainda os preparativos para a COP 30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.

Participaram parlamentares e representantes do Poder Executivo, entre eles, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, e o secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba. Na ocasião, Joenia destacou a importância de dar visibilidade às demandas dos povos indígenas nos eventos.

“Todos estão lutando por protagonismo. Os povos indígenas também. É importante mostrar que existe outra visão sobre energia, que nós temos proposições, além da demarcação, que é estratégica para o enfrentamento da crise climática“, afirmou. A presidente defendeu ainda a ampliação dos debates acerca da COP 30 junto à sociedade.

Sobre a crise climática, Joenia destacou que a situação coloca os povos indígenas em situação de vulnerabilidade. Ela mencionou os efeitos do El Niño em Santa Catarina e a situação da seca no Amazonas. “São questões bastante reais e precisamos saber o que vamos fazer para solucioná-las. O Brasil tem tudo para dar uma lição ao mundo“, ressaltou, ao comentar as perspectivas para a COP 30.

A presidente da Funai também pediu atenção dos parlamentares às discussões sobre o orçamento do órgão indigenista para o próximo ano.

Assessoria de Comunicação / Funai – Funai participa de reunião na Câmara sobre os preparativos para a COP 28 e a COP 30 — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)         

Relacionadas: