A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou o V Encontro das Mulheres Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé, que ocorreu de 9 a 13 de outubro no município de Alto Boa Vista (MT). O evento reuniu cerca de 70 mulheres de 14 aldeias para discutir a promoção de políticas públicas e a valorização da cultura tradicional Xavante.
Com foco na troca de saberes tradicionais entre jovens mulheres e anciãs, o encontro buscou dar voz às indígenas, ressaltando a importância do incentivo a políticas de inclusão e do direito a uma vida livre de discriminação e violência.
Foram proferidas palestras sobre temas de interesse da comunidade, tais como acesso à Justiça, programas sociais, previdência, saúde, agricultura familiar e empreendedorismo, com a presença de autoridades das áreas jurídica e administrativa.
A iniciativa também contou com atividades culturais. Houve coleta palha de buriti e sementes, confecção e exposição de artesanato, confraternização das crianças indígenas e resgate de tradições com a Corrida de Tora de Buritis.
Liderança
As mulheres indígenas têm papel fundamental na defesa dos territórios, da natureza e da vida dos povos originários, embora essa luta tenha sido por muitas vezes invisibilizada. Atualmente, é cada vez maior o número de mulheres indígenas que lideraram movimentos em defesa dos seus direitos.
As mulheres indígenas também têm alcançado maior destaque nos espaços públicos. É o caso, por exemplo, da titular do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), ministra Sonia Guajajara, e da presidente da Funai, Joenia Wapichana. A alta gestão da Funai é formada hoje exclusivamente por mulheres, sendo três delas indígenas. Além de Joenia, compõem a cúpula do órgão indigenista Mislene Mendes, do povo Tikuna, que é diretora de Administração e Gestão, e Lucia Alberta Andrade, do povo Baré, que está à frente da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável.
(ver galeria de fotos)
Assessoria de Comunicação / Funai / Com informações da Condenação Regional de Ribeirão Cascalheira-MT – Com apoio da Funai, V Encontro das Mulheres Xavante da Terra Indígena Maraiwatsede reúne membros de 14 aldeias — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)
Relacionadas:
- Membros do povo Mura são recebidos pelo MPI e Funai — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) – Uma comitiva de membros do povo Mura, de Autazes (AM), esteve no Ministério dos Povos Indígenas (MPI) na manhã desta segunda-feira (23). Os indígenas foram recebidos pela ministra Sonia Guajajara, pelas secretárias de Estado Ceiça Pitaguary e Eunice Kerexu, pela presidente, em exercício, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Lucia Alberta, e por servidoras da Funai das áreas técnicas de licenciamento ambiental e demarcação de terras indígenas.
- Funai apoia ação de manejo de açaizais nativos em terras indígenas do Oiapoque (AP) — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) – A unidade descentralizada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Macapá, no Amapá, tem dado suporte aos indígenas nas ação de manejo de baixo impacto de açaizais nativos nas terras indígenas do Oiapoque. A iniciativa visa à melhoria da produção de açaí e a valorização da biodiversidade e da floresta em pé.
Deixe um comentário