Para estabelecer uma estratégia colaborativa no enfrentamento à crescente mortalidade de espécies da fauna aquática no Lago Tefé, representantes da Prefeitura Municipal de Tefé, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conservação, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marinha do Brasil e 16ª Brigada de Infantaria de Selva se reuniram na última sexta-feira (6/10).
Durante a reunião, foram identificadas as espécies de botos e peixes mais afetadas pela seca, bem como os locais críticos nas quais as equipes podem atuar para mitigar a mortalidade da fauna aquática. Além disso, os participantes compartilharam suas capacidades de apoio em termos de pessoal e recursos materiais, culminando na oficialização do Comando de Incidente ‘Emergência Botos de Tefé’.
A Brigada das Missões disponibilizou cinco embarcações para realizar o transporte de equipes do ICMBio, que estão atualmente envolvidas na identificação e resgate de botes e peixes impactados pelas altas temperaturas dos rios. É importante ressaltar que o apoio em termos de pessoal e recursos materiais ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá será suspenso indefinidamente.
Outras medidas estão sendo comprovadas pelo Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva para apoiar as demandas recebidas que visem atenuar os efeitos da estiagem nas comunidades mais afetadas. Internamente, foi instituído um Gabinete de Crise com o propósito de melhorar a compreensão da situação e direcionar os esforços solicitados à Brigada para as áreas de maior necessidade.
PUBLICADO POR: EXÉRCITO BRASILEIRO / COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – 16ª Brigada de Infantaria de Selva integra o Comando de Incidente ‘Emergência Botos de Tefé’ (eb.mil.br)
Deixe um comentário