Tertúlias Portugal – Brasil / Museus militares

O Projeto Tertúlias Portugal – Brasil apresentou dois episódios abordando os museus militares do Brasil – Museu Histórico do Exército – e de Portugal – Museu Militar de Lisboa.

O Cel. Leandro Fernandes Moraes abordou o tema:  “Uma Breve Perspectiva sobre Cultura e o Papel do Museu Histórico do Exército, sob a ótica de seu antigo Diretor” – A proposta do Palestrante nesta Tertúlia é, numa breve preleção, ensaiar uma perspectiva do relacionamento dos conceitos de Educação, Ensino e Cultura, ressaltando esta última, a fim de introduzir sua ótica a respeito do Papel do Museu Histórico do Exército de acordo com suas experiências profissionais como gestor deste.

O Cel. Francisco Amado Rodrigues apresentou o tema: “Breve panorama museológico dos Museus Militares do Exército Português e caraterização do Museu Militar de Lisboa” – O Museu Militar de Lisboa possui no seu acervo uma rica, vasta e heterogénea coleção de diferentes tipologias, a salientar: armaria, uniformes, equipamentos e artes plásticas, de características singulares, raras e autênticas, de abrangência nacional e internacional, dignas de serem visitadas! A sua coleção de carácter militar é constituída por peças raras que se destacam pelo seu valor artístico de execução. A sua coleção de peças de artilharia é considerada uma das mais completas a nível mundial, pela sua diversidade. Aqui se encontram pinturas de alguns dos nomes mais representativos da escola portuguesa de pintura como Carlos Reis, Columbano Bordalo Pinheiro, José Malhoa, Sousa Lopes, Veloso Salgado, Luciano Freire e Condeixa, entre outros. Em azulejaria, há magníficos painéis da autoria de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, Leopoldo Batistini e Victoria Pereira. “Mais do que um museu, a história de uma Nação!”

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:  TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil:

        • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal; 
        • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
        • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos