Objetivo também foi restabelecer aproximação com os indígenas
Manaus (05/09/2023) – A partir de denúncias ambientais apresentadas por 12 terras indígenas na Amazônia, o Ibama realizou, de julho a agosto deste ano, inspeções técnicas para averiguar desmatamento ilegal, pesca ilegal, caça predatória e extração irregular de madeira e de recursos minerais, que tem ameaçado o equilíbrio ecológico do Bioma. O objetivo do Instituto, que atuou em conjunto com outras instituições, foi restabelecer uma aproximação com as comunidades indígenas localizadas nos municípios de Careiro da Várzea e de Autazes, no Amazonas.
Foram inspecionadas as Terras Indígenas Murutinga-Tracajá, Sissaíma, Gavião, Ponciano, Apipica I e II, Boa Vista I, II e III, Paracuhuba, Jauary e Capivara. As comunidades locais, em sua maioria da etnia Mura, forneceram informações precisas para a fiscalização, que adotou medidas como embargos e aplicação de autuações aos infratores identificados. A Operação, batizada de Ajuricaba, ocorreu em conjunto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas.
Os agentes conduziram reuniões em cada aldeia visitada para ouvir as demandas da comunidade e compartilhar orientações sobre como formalizar denúncias com os órgãos competentes, além de orientá-los sobre o uso sustentável dos recursos naturais.
A troca de conhecimento tem o intuito de fortalecer a atuação conjunta em prol da proteção do meio ambiente. Representantes do Conselho Indígena Mura (CIM) e da Organização das Lideranças Indígenas Mura do Careiro da Várzea (OLIMCV) estiveram presentes durante as inspeções técnicas.
A ação ressalta a importância da fiscalização em terras indígenas para a manutenção do equilíbrio ambiental e do respeito aos direitos dos povos originários, além de demonstrar a relevância da colaboração entre órgãos governamentais e organizações indígenas para enfrentar os desafios que afetam a Amazônia e os povos que nela habitam.
Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama apura denúncias de 12 terras indígenas para conter crimes ambientais na Amazônia — Ibama (www.gov.br)
Relacionada:
Deixe um comentário