Belém (PA) – A Defesa e o Desenvolvimento da Amazônia foi tema do debate que reuniu representantes das Forças Armadas, nesta quinta-feira (31), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. A programação integrou o segundo dia da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Na abertura do painel, o mediador, General do Exército e Vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, destacou a missão das Forças Armadas em contribuir com a garantia da soberania nacional, por meio de um plano estratégico para combater o crime organizado. Em seguida, cada representante destacou as ações realizadas na região Amazônica, que é considerada como prioridade estratégica das Forças Armadas por sua extensa faixa de fronteira, potencialidades naturais e desafios ao desenvolvimento regional.
O Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, destacou que cerca de 50% da área de atuação do CMN é composto por Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Dada essa peculiaridade, que ele ressaltou a integração entre as Forças como elemento fundamental na defesa. “O CMN, junto com o CMA, temos essa vocação de atuar em conjunto. Operamos conjuntamente em diversos níveis para a preservação do meio ambiente e dos povos tradicionais, como o recente resgate de um indígena que estava desaparecido, no Pará”, destacou.
O painel também contou com a participação do Comandante Militar da Amazônia, Gen Ex Costa Neves; do Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar, Nogueira; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano; e do embaixador Rubens Barbosa.
Alinhados pelo desenvolvimento da Amazônia e reafirmando o compromisso coletivo para a proteção e preservação da região, os painelistas defenderam a integração das Forças junto às instituições estaduais e municipais para garantir a defesa da região e a assistência à população.
A Conferência Internacional teve início no dia 30 de agosto e segue até esta sexta-feira (1), com debates sobre questões que envolvem meio ambiente, economia e desenvolvimento sustentável.
COMANDO MILITAR DO NORTE – Forças Armadas debatem defesa e o desenvolvimento da Amazônia em conferência internacional – Comando Militar do Norte
Relacionada:
Deixe um comentário