No final da audiência geral desta quarta-feira, 23 de agosto, dois líderes espirituais da Amazônia, o teólogo brasileiro Frei Betto e os seminaristas de Bressanone, entre outros, saudaram Francisco.

Dois líderes espirituais da comunidade Yawanawa na Amazônia se encontram com o Papa no final da audiência geral – (VATICAN MEDIA Divisione Foto)

O Pai Nosso escrito na língua “pano” – uma das mais antigas do continente americano – colocado em um quadro, de um lado, e em português do outro. É o presente oferecido ao Papa por dois líderes espirituais da comunidade Yawanawa, na Amazônia, “para que ele possa ouvir a voz da floresta”. Nesta quarta-feira, o Pontífice dedicou sua catequese à proclamação do Evangelho nas Américas, detendo-se no testemunho de Juan Diego.

Kateyuve Yawanawa (“Pai Nani, Fernando Luiz”) e Wiahu Yawanawa (“Felipe Luiz”) usaram o cocar típico da floresta amazônica para encontrar Francisco. Acompanhados por Filippo Bertuzzi, eles estão em uma turnê europeia até 5 de novembro. Pai Nani dedicou sua vida ao estudo de conhecimentos ancestrais antigos e à custódia e proteção da floresta amazônica. Ao se encontrar com o Papa, Pai Nani espera “iniciar um caminho de unidade na promoção de uma mensagem de paz e cooperação para ajudar os irmãos e irmãs indígenas em dificuldades na preservação de sua cultura e conhecimento, como guardiões e filhos da floresta”.

Saudação de Frei Betto

E o dominicano Frei Betto também veio esta manhã para falar sobre as questões da floresta amazônica. Especialmente em vista da Cop30, marcada para novembro de 2025 em Belém, no Estado do Pará, Brasil, porta da Amazônia. Para Frei Betto, que também participou da audiência geral de 9 de abril de 2014, o Papa tem feito muito – com o sínodo para a região amazônica e com a encíclica Laudato si’ – em termos de cuidado com a Casa Comum, ajudando os pobres “principais vítimas das desigualdades ambientais”, combatendo a cultura do desperdício. Frei Betto espera que a COP30 possa ser uma oportunidade “de fundamental importância para intensificar a ação global para resolver a crise climática”. Ele presenteou Francisco com seu último livro Jesus militante.

Fabrizio Peloni – Vatican News – O “Pai Nosso” em uma língua da Amazônia é oferecido ao Papa – Vatican News 

Relacionadas: