Pesquisadores do Museu Goeldi participarão de diversas atividades do evento “Diálogos Amazônicos”, que reunirá representantes da sociedade civil e de governos para debater as demandas locais. Os resultados dos debates serão apresentados aos chefes de estado reunidos na Cúpula da Amazônia, que acontece em Belém entre os dias 8 e 9 de agosto, um dos mais importantes encontros de chefes de Estado dos Países Amazônicos. O evento pretende definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.
Agência Museu Goeldi – De 4 e 6 de agosto de 2023, no Hangar Centro de Convenções em Belém (PA), ocorrerão os “Diálogos Amazônicos”. Organizado pelo Governo Federal, o evento reunirá a sociedade civil organizada para pautar a formulação de novas estratégias para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia. A participação no evento é aberta e gratuita, mas sujeita a lotação. O credenciamento presencial estará aberto a partir das 9h do dia 3 de agosto, e nos dias 4 a 6 de agosto a partir das 7 horas. Clique aqui para mais informações.
Instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia e referência no estudo de seus sistemas naturais e humanos, o Museu Goeldi estará presente em atividades do Diálogos Amazônicos e seus eventos paralelos, por meio de seus pesquisadores, gestores e corpo técnico.
A equipe do Museu Goeldi integra diferentes associações acadêmicas e iniciativas comunitárias que participarão ativamente dos Diálogos Amazônicos em temas como ciência, educação, desenvolvimento de tecnologias sociais, estudos museais, povos e comunidades tradicionais, biodiversidade e bioeconomia, documentação de línguas indígenas, mudanças climáticas e restauração florestal. Confira a lista completa de atividades com participação do Museu Goeldi ao final do texto
Diálogos – As atividades serão divididas entre plenárias (organizadas pelo Governo Federal, com ampla participação social) e atividades auto-organizadas por entidades da sociedade civil, academia, centros de pesquisa e agências governamentais.
Autoridades, representantes da Sociedade Civil, entidades e organizações de 8 países da região amazônica vão discutir os principais problemas da região da maior floresta tropical do planeta nos Diálogos Amazônicos. O evento produzirá e entregará aos 8 presidentes dos países amazônicos presentes à Cúpula da Amazônia, cinco relatórios a partir das discussões de cada uma das plenárias-síntese que reunirão 3 mil pessoas a cada reunião.
Mais de 10 mil pessoas deverão circular pela área dos Diálogos, participando das cinco plenárias principais, quatro plenárias transversais e mais de 400 atividades organizadas por movimentos sociais, entidades e organismos governamentais brasileiros e de outros países que integram a região amazônica.
Texto: Uriel Pinho, com informações da Secretaria Geral da Presidência da República
MUSEU GOELDI NOS DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Data 04/08
Sala 05 – 8:00 – 10:00
Sociobioeconomia (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA)
Sala 01 – 8:00 – 10:00
As Políticas Públicas e o Campo museal amazônico: mudanças, perspectivas e ações (Fórum de Museus de Base Comunitária e Práticas Socioculturais da Amazônia)
Sala 01 – 14:00 – 18:00
Fórum Permanente pelo Protagonismo Amazônida
Sala 03 – 16:00 – 18:00
Gestão Integrada do Fogo nos Países Membros da Região Amazónica (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA)
Sala 04 – 16:00 – 18:00
Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia do Século XXI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Museu Paraense Emílio Goeldi)
Data 05/08
Sala 01 – 10:00 – 12:00
DIALOGOS CON lOS PUEBLOS INDÍGENAS, AFRODESCENDIENTES Y COMUNIDADES LOCALES SOBRE LA BIOECONOMÍA AMAZONICA Y LA TRANSFORMACION RURAL INCLUSIVA (FAO – FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION)
BIODIVERSIDADE E BIOECONOMIA – Uma agenda científica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia
10:30 – 11:50
Mesa Redonda 2 Tema “Biodiversidade”
Moderador Bráulio Ferreira de Souza Dias (MMA)
Painelistas: Dr. Geraldo Fernades – UFMG & PPBIO
Dra. Ima Vieira – FINEP e MPEG
Dr. Carlos Peres – University of East Anglia
Dr. Ben Hur Marimon Junior – UEMT
Dr. Jose Manuel Ochoa Quintero – UFMT
Sala 05 – 18:00 – 20:00
Línguas e culturas indígenas enfrentando perda ou extinção: Como registrar, preservar e revitalizá-las através de gravações de documentação em áudio e vídeo (Museu Paraense Emílio Goeldi)
Sala 01 – 18:00 – 20:00
O Papel estratégico das tecnologias sociais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS da agenda 2030 na Amazônia
(Fiocruz, Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Mamirauá, Saúde Alegria, Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA)
18:00 – Abertura
18:20 – 20:00 – Apresentação das experiências de Tecnologias Sociais
– CONAE – Confederação das comunidades indígenas do Equador: lucha de los pueblos y nacionalidades y la participación de las mujeres em la lucha social y la economía comunitaria en las comunidades amazónicas – Zenaida Yasacama Vice presidente
– Programa Saúde e Alegria – Eugênio Scannavino
– Replicando o Passado: socialização do acervo arqueológico do Museu Goeldi através do artesanato cerâmico de Icoaraci – Marcelle de Souza Lima (artesão)
– Gestão compartilhada de Recursos Pesqueiros: Manejo Sustentável de Pirarucu na Reserva Mamirauá – Cleissiane Souza da Silva, integra o Acordo de Pesca Jutaí – Cleto, Amazonas.
– Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS): projeto SANEAR AMAZÔNIA
– Atlas ODS Amazonas – Universal Federal do Amazonas
Data 06/08
Sala 03 – 8:00 – 10:00
Nova Cooperação Técnica para a região Amazônica desde a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e Parceiros Estratégicos (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA)
Painel IV – 9:00 – 12:00
Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional, representando os movimentos sociais.
Coorganização dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA, Integração e Desenvolvimento Regional – MIDR, Fazenda – MF e pelos Movimentos com a Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM.
Sala 01 – 14:00 – 16:00
Objetivos de Desenvolvimento sustentável/Agenda 2030 na Amazônia: desafios para a territorialização e implementação com base em processos participativos e engajamento comunidades locais, indígenas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil (GT da Sociedade Civil da Agenda 2030 (GT SC Agenda 2030).
14:00 – 16:00
Seminário Amazônia Sustentável: contribuições das Ciências Sociais, do Multilateralismo e da Sociedade Civil (Fundação Alexandre de Gusmão do Ministério das Relações Exteriores, FLACSO, CEBRI e Plataforma CIPÓ)
Painel 04 – Boas práticas de desenvolvimento sustentável
Sala 01 – 16:00 – 18:00
As contribuições da Restauração para o desenvolvimento regional amazônico (Aliança pela Restauração na Amazônia)
Data 07/08
Estação Gasômetro – 9:30 – 11:00
I Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática
Painel 1 – Experiências Culturais e desenvolvimento socioambiental
Seminário 15 anos do Fundo Amazônia
14:00 – 18:30
Auditório Paulo Bezerra Cavalcante, no Campus de Pesquisa Museu Goeldi
Mesa 2: Fundo Amazônia: Os Próximos Anos – Como garantir que o Fundo Amazônia seja relevante na construção de uma nova trajetória para o bioma, com novas oportunidades de desenvolvimento e diversificação, evitando o ponto de não retorno
PUBLICADO POR: MUSEU GOELDI – Museu Goeldi na programação dos Diálogos Amazônicos — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)
Deixe um comentário