A Marinha do Brasil recebeu uma equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Navio Hidroceanográfico Fluvial Rio Branco durante o trajeto entre os municípios amazonenses de Manacapuru e Manaus, nos rios Solimões e Negro, em 28 de agosto, segunda-feira. O grupo da Agência conheceu o trabalho de pesquisa realizado pela Marinha com esse navio, que realiza levantamentos hidrográficos para atualização de cartas náuticas e outras publicações necessárias à manutenção da segurança da navegação nos rios amazônicos, que são as principais vias para transporte na região.

Capitão de Fragata Jorge Luiz de Paula (à dir) explica para a diretora Ana Carolina Argolo atividades realizadas no Navio Hidroceanográfico Fluvial Rio Branco – Foto postada em: ANA

Representaram a ANA nessa visita técnica a diretora da Agência Ana Carolina Argolo; o superintendente adjunto de Gestão da Rede Hidrometeorológica, Wesley de Souza; e a assessora Fernanda Abreu. O capitão de fragata Jorge Luiz de Paula, o capitão de corveta Gustavo e os demais integrantes da tripulação do Navio Hidroceanográfico Fluvial Rio Branco explicaram como a Marinha atua na Amazônia para manter as informações atualizadas sobre os rios da região num contexto de mudanças contínuas em sua hidrografia.

Para a diretora Ana Carolina Argolo, o estreitamento de laços entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e a Marinha do Brasil contribui para a segurança hídrica e a segurança de navegação da Amazônia. “Essa parceria entre a ANA e a Marinha do Brasil é muito importante para o nosso país. Nós temos junto com a Marinha um acordo de cooperação técnica em que, juntos, trabalhamos em prol dos recursos hídricos do nosso país, em especial aqui na Amazônia, cuidando desse rio tão importante, que é o rio Amazonas”, disse Argolo.

O capitão de fragata Jorge Luiz de Paula também ressaltou a ação conjunta entre as duas instituições. “Tenho certeza de que virão bons frutos dessa parceria entre ANA e Marinha do Brasil e a mensagem que quero deixar é que podem contar com a Marinha”, disse o militar. Já o capitão de corveta Gustavo considerou positivo o intercâmbio de informações com o grupo da Agência. “É uma oportunidade ímpar de conseguir ter uma equipe da ANA a bordo, vendo nosso serviço, conseguindo ver como é nossa aquisição de dados”, ponderou Gustavo.

19º Curso Internacional de Medições em Grandes Rios: Técnicas de Medição

Entre 25 de agosto e 2 de setembro, a ANA e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizam o 19º Curso Internacional de Medições em Grandes Rios: Técnicas de Medição com o apoio da própria Marinha do Brasil. O treinamento acontece presencialmente para capacitar 42 profissionais que atuam nessa temática no Brasil, na Argentina e no Paraguai. A iniciativa é realizada em Manaus e Manacapuru (AM) numa parceria da Agência e do SGB que conta, ainda, com apoio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) – (ver galeria de fotos) – Marinha do Brasil apresenta trabalho de pesquisa em rios da Amazônia para a ANA — Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (www.gov.br)