Boa Vista (RR) – Duas mulheres e três homens foram detidos em um garimpo ilegal em Xitei, na Terra Indígena Yanomami (TIY), neste sábado, 5 de agosto, no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, totalizando 11 prisões naquela localidade, nos últimos dois dias.
Foram apreendidas três armas de fogo, nove munições .380, e 800kg de cassiterita, além de sete gramas de ouro, uma pequena quantidade de maconha, três recipientes de mercúrio, entre outros equipamentos.
Os presos foram transportados para Boa Vista, onde foram submetidos a exames clínicos de higidez física e encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal.
A iniciativa dá continuidade ao trabalho repressivo de combate aos ilícitos na TIY, que já contabiliza 131 presos, desde o início da operação, e já obteve uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal.
A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto Nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto Nº 11575, de 21 de junho de 2023.
PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO – Garimpeiros, armas e minério são apreendidos em garimpo ilegal de TIY (eb.mil.br) – VER GALERIA DE FOTOS
Relacionada:
26 milhões de reais são neutralizados em operação ao combate do garimpo (eb.mil.br) – A Operação Curaretinga IV desencadeada na região de tríplice fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, causou perda estimada em R$ 26 milhões de reais ao garimpo ilegal com a neutralização de 39 dragas até o momento. Em apenas 22 dias de ações incisivas de combate a crimes transnacionais e ambientais, o Comando Militar da Amazônia (CMA) avança obtendo êxito na missão, demonstrando a presença do Exército Brasileiro na região.