O combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, especificamente na região do município de Uiramutã (RR), foi tema de uma reunião na terça-feira (25) entre representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O encontro ocorreu na Superintendência da PF localizada em Boa Vista, com a presença da coordenadora da Funai em Roraima, Marizete Macuxi, bem como de outras autoridades.
A reunião foi motivada por recentes denúncias da prática de garimpo ilegal na região, o que tem preocupado as autoridades responsáveis pela proteção das terras indígenas e pela preservação do meio ambiente. Diante desse cenário, a Coordenação Regional da Funai em Roraima buscou o apoio da Polícia Federal e do Ibama para desenvolver estratégias efetivas de combate a essa prática ilícita.
Durante a reunião, também foram discutidas questões relacionadas ao garimpo ilegal em todas as Terras Indígenas do Estado de Roraima. O objetivo principal foi traçar planos e ações que possam coibir o avanço da atividade, que ameaça a integridade das terras indígenas e dos povos originários, além de causar graves danos ambientais.
Assessoria de Comunicação / Funai – Funai, Polícia Federal e Ibama discutem medidas de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)
Relacionadas:
- Michael Rã’wa Tsa’e’omo’wa é nomeado novo Coordenador Regional da Funai em Barra do Garças (MT) — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)
- Museu do Índio supera meta anual da política pública “preservação de bens culturais” — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)
- Funai realiza visita a aldeias Pirahã no rio Maici e propõe criação de rede interinstitucional para enfrentamento de crise de segurança alimentar e saúde — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)
- Joenia Wapichana se reúne com a coordenadora regional do Maranhão, Edilena Krikati — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)
Deixe um comentário