Macapá (AP) – O primeiro episódio da série Fronteiras do Brasil mostrou o trabalho da Engenharia do Exército na BR-156, no trecho de Macapá-AP até Laranjal do Jari, na divisa com o Pará. A obra permitirá que o estado do Amapá amplie seu acesso rodoviário com o restante do País, promovendo a integração nacional.
Além da entrega física, a obra possibilita a profissionalização do soldado envolvido nos trabalhos: “aqui ele aprende uma nova profissão”, afirma o Capitão Pedro Wilson Paiva Ferreira, do 8º Batalhão de Engenharia de Construção.
“Estamos chegando agora na segunda fase e o nosso efetivo agora vai dobrar, para que nós possamos, com força total, entregar a BR-156 pavimentada”, diz o Capitão Wilson a respeito do trecho sob a responsabilidade do Exército.
A série Fronteiras do Brasil vai até a próxima quarta-feira, dia 3. Nos próximos episódios será possível conhecer o apoio do Exército aos indígenas da etnia Tiriós que vivem perto de um pelotão na fronteira com o Suriname. A cada seis meses um avião do Exército viaja de Macapá para levar alimentos e remédios para a aldeia, além de fazer a troca do pelotão especial de infantaria de selva.
Confira o Episódio 1:
Confira o Episódio 2:
Confira o Episódio 3:
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército, por: Equipe da Agência Verde-Oliva – Fronteiras do Brasil: nova série jornalística mostra o trabalho do Exército no extremo norte do País – Noticiário do Exército (eb.mil.br)
Relacionadas:
- Fronteiras do Brasil: atraso nas obras da BR-156 torna acesso a Oiapoque desafiador – YouTube
- Fronteiras do Brasil: regiões de difícil acesso perto do Suriname desafiam o Exército brasileiro – YouTube
- Fronteiras do Brasil: Exército trabalha para impedir o tráfico de pessoas na região amazônica – YouTube
- Engenharia Militar atua na integração regional na Amazônia – Noticiário do Exército (eb.mil.br) – Belém (PA) – Desde a década de 1960, a Engenharia Militar exerce um papel fundamental na integração da Amazônia. A vasta extensão coberta pela floresta tropical e a presença de rios imponentes, bem como o clima quente e úmido, com a precipitação média mais elevada do território nacional, fazem da tarefa de construir infraestruturas, como estradas e rodovias, uma empreitada desafiadora. Sob a gestão e planejamento do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), localizado em Manaus-AM, atualmente, há diversas obras de cooperação em andamento na região. A execução é realizada pelo Exército Brasileiro em parceria com diversas instituições públicas.
- Portal 8º BEC – Página Inicial (eb.mil.br) – Oiapoque (AP) – No dia 17 de julho, o 8° Batalhão de Engenharia de Construção, “Batalhão Rondon”, através da 2ª Companhia de Engenharia e Construção, destacamento Legado, iniciou a escavação, carga e transporte de material de 3ª Categoria (pedras) e espalhamento do material, com o intuito de realizar o colchão drenante do pátio que abrigará as tropas na Operação CORE 2023. Esse trabalho é extremamente técnico e se configura como a primeira fase da terraplanagem do Pátio Alfa, que após pronto receberá os contêineres alojamentos das tropas brasileiras e americanas na referida Operação.
Deixe um comentário