O portal de notícias argentino Infobae denunciou em reportagem nesta terça-feira (1º) que barcos chineses têm pescado ilegalmente em águas amazônicas no norte do Brasil.
O veículo, que enviou repórteres à região, publicou uma fotografia na qual alega que pesqueiros do gigante asiático são vistos na costa do Estado do Pará.
A pesca ilegal, não declarada e não regulamentada por barcos da China na América do Sul não é fato novo. A prática, repetidamente vista no continente, implica violação de soberania e risco ambiental.
Autoridades locais que confirmaram o noticiado dizem que há mais efeitos prejudiciais.
O prefeito Carlos Gouvêa, do município de Soure — que fica na ilha de Marajó, na costa do Pará — diz que isso afeta severamente os esforços estaduais e municipais para desenvolver uma economia sustentável.
Ouvido pelo Infobae, ele afirmou que o assunto deve ser tratado a nível federal.
“Não discutimos isso diretamente com Lula, mas o governo sabe que isso está acontecendo”, disse Gouvêa.
O prefeito acrescentou que a Guiana Francesa, país vizinho, “tem uma estrutura melhor para combater esse flagelo” e impedir que navios chineses cheguem perto de sua costa, “mas aqui na região de Marajó no Brasil, eles fazem, chegam muito perto das nossas costas com aquelas redes que arrastam os peixes”.
POR RENATO PERNAMBUCANO – Marcos Schotgues contribuiu com está notícia.
ÍNTEGRA DO TEXTO E FOTOS DISPONÍVEIS EM: China pesca ilegalmente na Amazônia, diz prefeito: “governo Lula sabe” | coleta | água | promove | Epoch Times Brasil
Relacionadas:
- Barcos chinos pescan de forma ilegal cada vez más cerca de la costa amazónica de Brasil: “Lula sabe que esto está pasando” – Infobae – (Desde el estado de Pará, Brasil) La pesca ilegal de barcos chinos es un problema que está afectando cada vez más a la región amazónica, no solamente desde el punto vista ambiental, debido a que extraen de manera indiscriminada muchas especies en peligro de extinción, sino que además atenta contra los planes de una economía sustentable impulsada por el gobierno local. Infobae visitó una de las costas donde se extraen más peces en todo Brasil, en la isla de Marajó, ubicada en el norteño estado de Pará, el segundo más grande de la Amazonía brasileña.
- Barcos chineses pescam ilegalmente cada vez mais perto da costa amazônica do Brasil: “Lula sabe que isso está acontecendo” – Infobae – (Do estado do Pará, Brasil) A pesca ilegal por embarcações chinesas é um problema que afeta cada vez mais a região amazônica, não só do ponto de vista ambiental, porque extraem indiscriminadamente muitas espécies ameaçadas de extinção, mas também prejudica os planos de uma economia sustentável impulsionados pelo governo local. O Infobae visitou uma das costas onde mais peixes são extraídos em todo o Brasil, na ilha de Marajó, localizada no norte do estado do Pará, a segunda maior da Amazônia brasileira.
- Infobae | Epoch Times Brasil
- Pesca ilegal da China na Amazônia: denúncia – YouTube
- Barcos chinos pescan de forma ilegal cada vez más cerca de la costa amazónica de Brasil: “Lula sabe que esto está pasando” | Prensa Mercosur El diario online del MERCOSUR
- Na terça-feira , o portal de notícias argentino Infobae denunciou que barcos chineses têm pescado ilegalmente em águas amazônicas no norte… | Instagram
- Barcos chinos pescan de forma ilegal cada vez más cerca de la costa amazónica de Brasil: “Lula sabe que esto está pasando” : r/brasil (reddit.com)
- Argentina metralha e afunda barco de pesca chinês em suas águas | Internacional | EL PAÍS Brasil (elpais.com)
- Chinese Fishing Boats near Galapagos Turn Off Tracking Systems (breitbart.com)
NOTA – A equipe do EcoAmazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias.