Desmatamento, violência e ausência de um bom sinal de internet estão entre os fatores que merecem atenção, segundo especialista
O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre um estudo que mostrou a relação entre o desmatamento e o baixo desempenho social de alguns municípios da Amazônia. O entrevistado foi o cofundador do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) e coordenador do Índice de Progresso Social (IPS) Amazônia, Beto Veríssimo.
Ele explicou como foram cruzados os dados públicos sobre a qualidade de vida na região e as áreas degradadas. Segundo a publicação, os municípios com as notas mais baixas no IPS estão entre os que mais desmataram nos últimos anos.
Para Veríssimo, os dados apontam que a região amazônica, de uma maneira geral, está estagnada no quesito qualidade de vida. Ele acrescentou que é preciso reduzir drasticamente o desmatamento (elemento que degrada a vida social) e ao mesmo tempo enfrentar a questão da violência. Além disso, o coordenador ressaltou a importância de que se tenha um investimento na melhoria da internet na região, para dar mais acesso à educação, à telemedicina e ao uso das redes como fomento da economia local.
Clique no player acima para ouvir a entrevista.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
PUBLICADO POR: EBC RÁDIOS – Amazônia estagnada: estudo aponta desafios que impactam na qualidade de vida da região | EBC Rádios
Deixe um comentário