Redes eclesiais para a ecologia integral estiveram reunidas pela segunda vez. O Irmão João Gutemberg Sampaio, secretário-executivo da Repam, concedeu entrevista ao Vatican News e abordou a preocupação da Igreja, também expressa pelo Papa na Laudato si’: “nós estamos destruindo o próprio ninho, com uma economia de consumismos e de muita produtividade que mata. Não é uma economia de comunhão, e aí a gente toca nas explorações: a Amazônia está sofrendo demais! Isso mexe muito com as consciências”.
O Irmão João Gutemberg Sampaio, secretário-executivo da Repam, esteve em Roma para participar da “Aliança de Redes Eclesiais para a Ecologia Integral” no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que reuniu representantes do mundo todo para um grande “movimento dos temas sobre o cuidado da vida”, inspirados no Papa Francisco. Esse é o segundo encontro presencial, após o primeiro realizado antes do Sínodo da Amazônia de outubro de 2019, fora as reuniões promovidas no ambiente virtual.
Uma iniciativa que “dá uma clareza do caminho que é plural”, afirma o secretário, “não vivemos na clandestinidade, nós estamos na estrutura da Igreja”:
Relacionadas:
- Papa Francisco: dom Claudio se tornou uma voz profética – Vatican News
- Amazônia, mulheres que fazem a Igreja – Vatican News
- Encontro Vocacional Indígena na Diocese de Alto Solimões – Vatican News
- Irmão Gutemberg: “A REPAM avança, mas os problemas da Amazônia se agravam” – Vatican News
- Dom Roque Paloschi: Marco Temporal uma situação que dever ser resolvida – Vatican News