Na data em que a capital do estado, Boa Vista, celebra 133 anos, o SGB destaca a importância das ações para promover o desenvolvimento socioeconômico da região
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) contribui estrategicamente para o desenvolvimento da capital de Roraima, Boa Vista, que celebra 133 anos neste domingo (9). Ao longo de 53 anos, o SGB realiza em todo o estado projetos voltados para identificação de potencial mineral, gestão de recursos hídricos e ordenamento territorial.
Tais pesquisas geram insumos técnicos importantes para o setor público e privado, de modo a atrair investimentos, contribuir para políticas públicas e fomentar a geração de emprego e renda.
Os mapeamentos geológicos, realizados de forma sistemática pelo SGB em Roraima, apontam para a ocorrência de vários metais nobres, por exemplo o ouro. Também foi revelado o potencial da região para diamantes, estanho e minerais estratégicos, como fosfato e Elementos de Terras Raras. Entre os destaques, estão os projetos Norte de Roraima, Caracaraí e NF Centro-Sudeste de Roraima.
Essas iniciativas consolidam o conhecimento geocientífico de diversos outros projetos de pesquisa mineral e mapeamentos pontuais, assim, servem de fontes primordiais para o Projeto Geológico e de Recursos Minerais de Roraima, que está na fase final de execução. Recentemente, o SGB também publicou estudo sobre o potencial para agrominerais na região de Boa Vista..
Confira outros projetos de destaque na região:
Catrimâni-Uraricoera
Surumu
Molibdênio do Roraima
Paredão-Serra do Ajarani
Roraima Central
Mapas Metalogenéticos e de Previsão de Recursos Minerais
Saiba mais
>>Mapa do Serviço Geológico do Brasil revela potencial do Centro-Sudeste de Roraima para minerais estratégicos
Gestão territorial
Com o objetivo de gerar informações sobre o território, o SGB também desenvolveu o Mapa da Geodiversidade do Estado de Roraima. Esse documento apresenta informações sobre o meio físico, concebidas de forma integrada, para as mais diversas aplicações no campo da mineração, da agricultura, do turismo, dos recursos hídricos, da engenharia, do planejamento e da gestão territorial.
Outra importante contribuição é o Mapa Atlas Geoquímico do Estado de Roraima. As informações disponíveis permitem a identificação de prováveis áreas com potencial mineral. Além disso, são úteis e aplicáveis a estudos para determinar a distribuição espacial e a abundância ou carência de elementos químicos ou substâncias de origem natural ou antropogênica(geradas pela ação humana).
Esse conhecimento sobre os elementos presentes na região contribui para as atividades em diversos setores (como agricultura), impacta o monitoramento ambiental e auxilia na elaboração de políticas públicas voltadas para saúde, ordenamento territorial e desenvolvimento regional.
Recursos hídricos
No estado de Roraima, o SGB também desenvolve ações que contribuem para a gestão dos recursos hídricos, com destaque para a operação de estações da Rede Hidrometeorológica (RHN). Para a gestão das águas subterrâneas, o SGB monitora 9 poços, por meio da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS), e outros 2.100 poços, por meio do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS).
As informações também contribuem para subsidiar o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) da Bacia do Rio Branco, que gera previsões para os municípios de Boa Vista e Caracaraí. Com o monitoramento constante, o SGB gera alertas sobre os níveis do rio. Dessa forma, auxilia gestores públicos, defesas civis e a população a se preparem para as cheias ou períodos de vazante.
Prevenção de desastres
Pesquisadores do SGB realizam estudos geotécnicos para auxiliar na prevenção de desastres. Em cinco municípios já foram realizados mapeamentos de risco geológico: Boa Vista, Amajari, Caracaraí, Pacaraima e Uiramutã. Para a capital, Boa Vista, também já foi publicada a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais e de Massa, além de Diagnóstico da População em Áreas de Risco.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Projetos do Serviço Geológico do Brasil revelam potencial mineral de Roraima (cprm.gov.br)