Com o objetivo de reforçar a segurança, as Forças Armadas, no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte, enviaram uma Força Tarefa com militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) para a o Parima, após o conflito ocorrido dentro da Terra indígena Yanomami, no dia 03/07, entre comunidades indígenas da região.

Foto postada em: CMA EB

Para a operação, foram mobilizadas duas aeronaves de asas rotativas e de alta capacidade operacional, com o intuito de intensificar a presença do Estado, auxiliando os agentes da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).

Conflito entre comunidades indígenas

O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, em mais um esforço coordenado entre as Forças Armadas e os Órgãos de Segurança Pública (OSP), realizou, entre a segunda e a terça-feira (03 e 04/07), uma Evacuação Aeromédica (EVAM), na região de Parima, dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY).

O objetivo foi prestar atendimento médico após um confronto que resultou em cinco feridos por arma de fogo (um homem, uma mulher e três crianças) e o óbito de uma criança.

Na ocasião, uma equipe de saúde local encontrava-se em perigo e isolada. Portanto, foi necessário prover segurança para garantir a estabilidade da região, prestar assistência médica aos feridos e efetuar a EVAM.

PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA CMA – Forças Armadas reforçam a segurança em região de conflito no TIY (eb.mil.br)

Relacionada:

Comando Conjunto em ação em pronta-resposta no resgate de indígena (eb.mil.br)