Vale do Javari (AM) – A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) continua em sua missão na região da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. A Operação Curaretinga IV, que teve início em 14 de julho, já apreendeu até o momento 11 dragas, além de diversos materiais empregados no garimpo ilegal, motosserras, baterias, espingardas, celulares, balanças de precisão e uma motobomba.
A ação é realizada por tropas do Comando de Fronteira Solimões (CFSOL/8º BIS), da 16ª Base Logística, do 16º Pelotão de Comunicações de Selva, dos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército Brasileiro, e dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e já percorreu até o momento mais de 1070 km em área de selva, devido a dificuldade de localização das áreas de garimpo.
As incursões na selva são pontuais, baseadas em dados de inteligência e têm o objetivo de combater crimes ambientais, como a mineração ilegal de ouro, a caça e a pesca predatórias, e o tráfico de drogas e de armas. As tropas também atuam na proteção das comunidades indígenas e na fiscalização da fronteira.
Além disso, as tropas abordaram duas embarcações tipo canoa e encontraram quantidades de ouro, avaliadas em aproximadamente 66 mil reais. A operação continua em andamento e as tropas estão empenhadas em combater todos os crimes ambientais na região da tríplice fronteira.
PUBLICADO POR: COMANDO MILIAR DA AMAZÔNIA CMA EB – 16ª Bda Inf Sl ativa operação e apreende 11 dragas na região da tríplice fronteira (eb.mil.br)
Relacionadas:
- 17º BIS e DSEI Médio Rio Solimões realizam aciso na comunidade indígena (eb.mil.br) – Dando continuidade às comemorações em homenagem aos 30 anos da chegada da Brigada das Missões em Tefé, o 17º BIS realizou no dia de hoje ação cívico-social (ACISO) na comunidade indígena de Porto Praia, povo Kokama, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes – DSEI/MRSA.
- Operação no Vale do Javari e Tríplice Fronteira combate crimes ambientais (eb.mil.br) – O Comando Militar da Amazônia (CMA), por intermédio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé/AM, desencadeou a Operação Curaretinga IV, com foco no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru), além de intensificar a presença do Exército Brasileiro na região do Vale do Javari. Até o momento, quatro dragas de garimpo ilegal foram neutralizadas, evitando, dessa forma, o agravamento do assoreamento dos rios e alterações no leito, além da turbidez das águas, poluição dos solos, contaminação por substância tóxicas, como o mercúrio.
- Operação no Vale do Javari e Tríplice Fronteira combate garimpo ilegal na região amazônica – Noticiário do Exército (eb.mil.br) – Quatro dragas de garimpo ilegal foram neutralizadas, até o momento, na região amazônica, pela Operação Curaretinga IV. Lançada em 14 de julho pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), por intermédio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé (AM), a operação tem foco no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) e na intensificação da presença do Exército Brasileiro na região do Vale do Javari.
- 16ª Brigada de Infantaria de Selva intensifica ações na Tríplice Fronteira (eb.mil.br) – A operação é conduzida por tropas do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL/8º BIS), com apoio da 16ª Base Logística de Selva (16ª Ba Log Sl), do 16º Pelotão de Comunicações de Selva (16º Pel Com Sl) e dos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército Brasileiro (EB), em conjunto com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e outras agências. Até o momento, já foram apreendidas ou neutralizadas 18 dragas, além de diversos materiais utilizados no garimpo ilegal, como motosserras, baterias automotivas, armamentos, aparelhos celulares, balanças de precisão e uma motobomba. Durante a abordagem de duas embarcações na região, a tropa apreendeu uma quantidade de ouro estimada em R$66 mil reais.
Deixe um comentário