Barcelos (AM) – O 3º Batalhão de Infantaria de Selva (3º BIS) respondeu prontamente às necessidades logísticas dos indígenas YANOMAMI que residem próximos aos rios DEMINI, ARACÁ e PADUARI, na região de Barcelos-AM. Os militares do 3º BIS montaram um acampamento completo, visando melhorar as condições de higiene e saúde dos indígenas que se deslocaram para o município em busca de benefícios sociais.
Essas medidas foram tomadas em atendimento aos pedidos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Prefeitura Municipal, com o objetivo de mitigar ao aumento da demanda que ocorre na cidade a cada trimestre, quando indígenas se dirigem a Barcelos para serem atendidos pela embarcação itinerante da Caixa Econômica Federal. Segundo a Prefeitura, essa situação tem causado impactos negativos na saúde e integridade física dos indígenas, o que foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF).
Cerca de 700 indígenas estão atualmente abrigados e recebendo assistência desde o sábado (17/06). É previsto que permaneçam até sexta-feira (23/06), quando então retornarão às suas comunidades de origem.
VER REPERTÓRIO FOTOGRÁFICO: EXÉRCITO BRASILEIRO
PUBLICADO POR: Prontidão logística do 3º BIS garante apoio essencial à população indígena (eb.mil.br)
Relacionadas:
- MPF aponta risco de morte de yanomamis em jornadas por benefícios no AM (msn.com) – 19 de junho de 2023
- Justiça determina mobilização imediata de órgãos federais a Barcelos (AM) para dar apoio a indígenas Yanomami em vulnerabilidade — Procuradoria da República no Amazonas (mpf.mp.br) – 21 de junho de 2023