Equipe multidisciplinar realizou ultrassonografias, mamografias, exames laboratoriais e outros serviços médicos e odontológicos, gratuitamente, com apoio do Navio-Auxiliar “Pará”

Foto postada em: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil levou médicos, dentistas e enfermeiros para Santarém, Almeirim, Porto de Moz e Portel, municípios da região do Baixo Amazonas, no oeste do Pará. Entre os dias 3 e 19 de junho, os profissionais de saúde realizaram 552 atendimentos médicos, 404 mamografias, 143 ultrassonografias, 2.915 procedimentos de enfermagem, 774 atendimentos odontológicos e 1.097 exames laboratoriais, incluindo hemograma, HIV e beta HCG. Os pacientes tiveram acesso, gratuito, a 22.383 medicamentos.

Os atendimentos foram realizados a bordo do Navio-Auxiliar “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte. As ações contaram com o suporte de colaboradores da ONG Américas Amigas. “Agradeci muito pela consulta dos médicos na nossa cidade. Fui muito bem atendida, são profissionais de grande valor que mostraram muito carinho aos nos receber em seus consultórios. Que Deus continue abençoando nossa cidade com essa participação da Marinha”, disse Terezinha Lopes Lima, 77 anos, durante atendimento em Santarém.

A Marinha vem ampliando a capacidade de levar atendimento médico-odontológico aos ribeirinhos da Amazônia Oriental, com a perspectiva de reforço das ações e adição de um navio-hospitalar.

“Nesta operação foram atendidas mais de 1,3 mil pessoas, com o conceito de atendimento de ciclo completo: triagem, atendimento médico e/ou odontológico, realização de exames e fornecimento de medicamentos, quando necessário. Com as operações programadas para ocorrerem em agosto e dezembro, temos a expectativa de ultrapassar 4 mil pessoas atendidas ainda neste ano. Com a incorporação, em 2024, do Navio de Assistência Hospitalar ‘Anna Nery’, mais de 10 mil pessoas poderão ser beneficiadas anualmente”, afirma o Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

Segurança no tráfego aquaviário

Em conjunto com os serviços de saúde, a Marinha do Brasil desenvolveu atividades pedagógicas em proveito do desenvolvimento de uma mentalidade de segurança do tráfego aquaviário e prevenção contra acidentes por escalpelamento. Militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e servidores da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará ministraram palestras em comunidades de pescadores e escolas da rede pública nos municípios visitados.

As atividades educativas foram assistidas por 1.549 pessoas, dentre coordenadores pedagógicos, diretores das escolas, corpo docente, alunos e seus responsáveis, além de barqueiros. Foram reforçados alertas sobre condutas de risco, como a superlotação, condução sob efeito de álcool e saída de cais sem a devida informação acerca do plano de navegação.

Navio-Auxiliar “Pará”

O Navio-Auxiliar “Pará” partiu da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), no 29 de maio, rumo ao Baixo Amazonas, passando por Santarém (3 a 9 de junho), Almeirim (11 e 12), Porto de Moz (14 e 15) e Portel (18 e 19), retornando à capital paraense após 24 dias. Incorporado à Marinha do Brasil em 19 de janeiro de 2005, o navio é equipado com sala de mamografia, centro de triagem, centro de testes rápidos, consultório médico e odontológico, sala de exames de imagem e farmácia, com estoque para distribuição gratuita de medicamentos. Também é empregado como meio naval de transporte e desembarque de tropas do Exército e de Fuzileiros Navais na região amazônica.

VER REPERTÓRIO FOTOGRÁFICO EM: MARINHA DO BRASIL

Agência Marinha de Notícias – Marinha realiza mais de cinco mil atendimentos em saúde no oeste do Pará | Marinha do Brasil