Na próxima segunda-feira (5/6), acontece a Live Animais do Bosque. A transmissão marca o início das atividades da Semana do Meio Ambiente no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A transmissão ocorrerá às 9h (hora de Manaus) no canal do YouTube do Inpa (youtube.com/@INPAdaAmazonia). Durante a transmissão, os convidados vão tratar de assuntos relacionados à biologia, comportamento, alimentação e cuidados com a fauna silvestre do espaço de visitação pública do Inpa, além de interagir com o público.

A Live contará com a participação de três convidados do Inpa e mediação ficará a cargo da coordenadora do evento e de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denise Gutierrez. Um dos convidados é um engenheiro de pesca Douglas Bastos, pós-doc do Inpa, que nos últimos anos desenvolve trabalhos de História Natural com poraquês (Electrophorus spp.) em ambiente natural e  o biólogo Marcus Bevilaqua, bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Inpa, especialista em besouros e que atualmente trabalha com educação e divulgação científica no Bosque. Bastos e Bevilaqua são egressos dos Programas de Pós-Graduação do Inpa, onde fizeram mestrado e doutorado o PPG Biologia de Água Doce e Pesca Interior e o PPG Entomologia, respectivamente.

Outro convidado é o médico veterinário Anselmo D’Affonseca, responsável pela alimentação e cuidados dos animais do Bosque da Ciência, com larga experiência com os mamíferos aquáticos da Amazônia, entre eles o peixe-boi da Amazônia. Na Live, o profissional falará sobre a fauna do Bosque, com destaque para o trabalho que realiza junto ao Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa).

 “Eu atuo com os animais silvestres do Inpa há mais de 20 anos, e nessa live vou aproveitar para falar um pouco sobre a minha atuação no Instituto e esclarecer como funciona a alimentação dos peixes-bois e das ariranhas. Além de falar um pouco da alimentação da fauna livre, como os macacos, preguiças, cutias e iguanas”, completa o veterinário.

Animais de Fauna Livre 

O Bosque da Ciência abriga uma variedade de animais em fauna livre, como cutias, preguiças, iguanas, sapos e quatro espécies de macacos: o macaco-de-cheiro, o parauacu, o sauim-de-coleira e o macaco-da-noite, além de várias espécies de pássaros e insetos. Além desses, também é possível observar animais que vivem em recintos e outros ambientes, como o peixe-boi, ariranha, jacaré, tartarugas da Amazônia (tartaruga, tracajá, jabuti, entre outros) e peixes.

Semana do Meio Ambiente no Inpa 

O evento acontece nos dias 6, 7 e 9 de junho (exceto no dia 8/ feriado), no Bosque da Ciência, localizado na rua Bem-Te-Vi, s/n, Petrópolis, zona sul de Manaus. A programação contempla mais de 20 atividades, entre exposições, oficinas, atividades de colorir, palestras, visitas guiadas na Casa da Ciência e na Coleção de Invertebrados do Inpa. Vários temas serão tratados, como mudança climática, plantas das áreas úmidas, tecnologia para intensificar o sistema de criação de peixes (bioflocos) e tecnologia para elaborar produtos alimentícios com o aproveitamento integral do tambaqui, reciclagem de resíduos florestais,  educação ambiental, além de vários aspectos da diversidade biológica da Amazônia e a conservação da biodiversidade.

O evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, terá entrada gratuita, mediante agendamento no site. Os visitantes terão a oportunidade de explorar os espaços do Bosque da Ciência, conhecer a fauna, flora e projetos desenvolvidos pelo Inpa e parceiros.

Para saber mais sobre a programação, datas e horários, acesse o PDF e confira a programação completa.

PUBLICADO POR: INPA – Live sobre animais do Bosque da Ciência marca o início da Semana do Meio Ambiente do Inpa — Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (www.gov.br)