Comandante da Aeronáutica realiza visita técnica-operacional em Exercício. Alto-Comando da FAB e autoridades civis também estiveram presentes nas balsas atracadas no município de Barcelos (AM)

Foto: Força Aérea Brasileira FAB

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Alto-Comando da FAB, Oficiais-Generais, parlamentares e autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipal, realizou, nesta quinta-feira (01/06), uma visita técnica-operacional no Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR), que acontece no Estado do Amazonas.

Força Aérea Brasileira FAB

Durante a visita, o Comandante conheceu toda a estrutura montada para o atendimento especializado em saúde, oferecido para a população ribeirinha do município de Barcelos. Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno ainda relembrou a missão que comandou em 2012, na Operação Ágata IV, que também contou com Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea para atendimento a populações do Amazonas.

“O Comando da Aeronáutica, fiel ao cumprimento de seus preceitos constitucionais, orgulha-se de ações como essas, junto ao povo brasileiro, que reforçam o nosso comprometimento com o presente e com o futuro, sempre balizado nos nobres ideais que norteiam esta instituição militar”, destacou o Comandante da FAB.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno ainda parabenizou os militares envolvidos na assistência às comunidades ribeirinhas. “Vale destacar o devotamento, o patriotismo e o profissionalismo de cada um dos envolvidos neste Exercício, que estejam a integrar a equipe de apoio, de saúde, de segurança ou a atuar na gestão, bem como ressaltar o resoluto cumprimento da nossa nobre missão de manter a soberania do espaço aéreo, que somente faz-se possível por meio do nosso efetivo”, disse.

O Comandante do Exercício, Brigadeiro Intendente Gilson Alves Almeida Junior, fez um balanço do EXCELSIOR 2023 até esta fase, uma vez que tanto no distrito de Moura como no município de Barcelos, a meta de atendimentos foi superada. “O Exercício tem sido um sucesso porque estamos conseguindo ultrapassar a nossa meta, que eram 450 atendimentos diários”, afirmou.

No distrito de Moura foram contabilizados mais de 2.500 atendimentos, sendo a maioria de odontologia e pediatria, com média de mais de seiscentos atendimentos por dia. Também foram distribuídos mais de cinco mil medicamentos após as consultas e com receitas médicas, das mais de 14 mil unidades doadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas. Já no município de Barcelos, foram realizados mais de 3.500 atendimentos, com média diária de mais de setecentos até o momento, e mais de oito mil medicamentos entregues.

O Brigadeiro Almeida Junior ainda destacou o empenho e dedicação do efetivo envolvido. “Ressalto o recurso humano, que são os militares subordinados ao nosso Comando-Geral do Pessoal: equipe da saúde, da assistência religiosa, da assistência social, dentre outros. Eles têm sido fundamentais para o sucesso da nossa missão”, completou.

O EXCELSIOR 

O Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR) é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo, que só foi possível devido ao esforço conjunto do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), do HCAMP, do Escalão Móvel de Apoio (EMA), do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e da Unidade Celular de Intendência (UCI).

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Tenente-Coronel Nunes

Fotos e vídeo: Sargentos Figueira, P.Silva e Neris / CECOMSAER
Confira aqui mais fotos do Exercício no Flickr da Força Aérea Brasileira.
PUBLICADO POR: FAB –  Comandante da Aeronáutica realiza visita técnica-operacional em Exercício – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)  

Relacionada:

Intendência Operacional coordena estrutura para levar ACISO aos ribeirinhos – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)