Trilhas, visitas guiadas, oficinas e palestras são o cerne da programação que abordam o Meio Ambiente. As atividades iniciaram com ações educativas direcionadas para trabalhadores e encerram no dia 18 com o Domingo é Dia de Ciência.
Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) realiza diversas atividades relacionadas a questões ambientais durante o mês de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação conta com atividades como trilhas, oficinas, seminários, apresentações de pesquisa e feira de artesanatos. Clique aqui para acessar a programação completa.
A chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi, Ana Claudia Silva, explica que o principal objetivo da programação é “fazer com que o público perceba e se conscientize sobre a importância do ambiente, das interações que existem na natureza e da questão da sustentabilidade desses ambientes, de como podemos preservar”, ressalta.
Ela enfatiza a importância do Parque Zoobotânico do MPEG ser um espaço de preservação ambiental muito visitado na cidade. “É um local no qual podemos compreender a importância da preservação da floresta, do meio ambiente, de mantermos esses ambientes conservados, e também a importância dos povos indígenas pra essa conservação. O Museu tem um público diversificado com o qual podemos, a partir dessas ações, compartilhar conhecimento e construir esse trabalho de educação ambiental”, completa Ana Claudia.
Programação – A programação da instituição teve início com ações de educação para trabalhadores de diversas áreas. A Exposição Fauna e Flora por Emilio e Oswaldo Goeldi, recém aberta no Museu Goeldi, foi apresentada aos profissionais de recepção, vigilância e limpeza que atuam no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. No dia 7, educadores do Museu Goeldi realizaram atividades diversas junto aos funcionários da empresa Toyo, em Barcarena. A programação também incluiu palestra sobre coleta de lixo seletiva destinada a todos os colaboradores do Goeldi, no dia 12. E, por fim, no dia 14, a Companhia Docas do Pará (CDP) receberá integrantes do Serviço de Educação do Museu Goeldi para uma ação educativa ambiental.
Aberta ao público do Museu Goeldi, uma oficina de bioeconomia será oferecida no dia 15 de junho com a mediação da professora Katia Valdez, da Escola de Ensino Técnico do Pará Vilhena Alves, tendo como local o Auditório do Centro de Exposições Eduardo Galvão, no Parque Zoobotânico.
Ainda no dia 15, terá início uma oficina de fotografia com a educadora Sofia dos Anjos Lemos, onde serão abordados conceitos teóricos, além de exercícios práticos no Parque Zoobotânico. A oficina tem duração de três dias, com atividades pela manhã e à tarde, e encerra no dia 18 de junho.
Já no dia 16, haverá o Seminário “Como desenvolver pesquisas em áreas costeiras”, ministrado pela pesquisadora Cristina Senna, da área de Ciências da Terra.
A programação encerra com o Domingo é Dia de Ciência, apresentações de pesquisas, kits do Clube do Pesquisador Mirim, participação especial dos alunos da Escola Vilhena Alves e da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (Cocavip), além de feirinha de produtos e artesanatos.
Semana do Meio Ambiente – No dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi definida durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente de 1972, em Estocolmo. No Museu Paraense Emilio Goeldi, a semana do Meio Ambiente procura trazer para o público conscientização e instrução em relação às questões ambientais.
PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL EM: MUSEU GOELDI
Texto: Kauanny Cohen – PUBLICADO EM: A Semana do Meio Ambiente no Museu Goeldi — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)