Durante a Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara – ações de assistência social foram realizadas no noroeste do Amazonas oferecendo atendimentos médicos e odontológicos gratuitos às populações indígenas e ribeirinhas do Amazonas, por meio da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
As Ações Cívico-Sociais (ACISO) e de Assistência Hospitalar (ASSHOP) beneficiaram a população com atendimentos médicos nas especialidades de pediatria, ginecologia, psicologia, nutrição, farmacêutica e laboratorial. Além de atendimentos odontológicos, oficina sobre higiene bucal e distribuição de kits, atividades lúdicas para as crianças, bem como instruções sobre montagem de rede de selva e consumo de ração operacional.
O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, o Comandante Conjunto Ágata, Vice-Almirante Lobo, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, General de Brigada Pimentel, o Chefe das Relações Institucionais da Operação Ágata, Contra-Almirante Assano e o Comandante da Força Conjunta de Operações Especiais, Contra-Almirante Campos Mello, acompanharam as atividades realizadas no sábado (27), no município de Japurá, no Amazonas e na comunidade indígena de Jutaí.
“Acompanhamos o ACISO e o ASSHOP realizado em Japurá e também em Jutaí na comunidade indígena, vertentes de apoio à população, mostrando as Forças Armadas se fazendo presentes e eficientes, garantindo a presença e a prevalência do Estado Brasileiro nessa região” ressaltou o General Costa Neves.
Na comunidade indígena Jutaí, polo Buá Buá, os militares, juntamente com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Médio Rio Solimões e Afluentes, prestaram assistências aos povos indígenas das etnias Makunadeb do Rio Solimões e afluentes. O cacique de Buá Buá, Sinezinho destacou: “Sou grato às Forças Armadas, somando com os povos indígenas, trazendo suporte para os povos, estamos satisfeitos com o pessoal das Forças Armadas e o trabalho feito aqui”.
Além dos atendimentos realizados na área da saúde, o hasteamento da Bandeira do Brasil chamou a atenção da comunidade, despertando o sentimento patriótico, assim como a oficina de pintura, em que as crianças coloriram a Bandeira Nacional.
Além dos resultados da atuação das Forças Armadas na área operacional de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na Amazônia Ocidental, a operação também procura atender a população com ações assistenciais por onde a tropa passa.
Essas ações ofertando atendimentos às populações acontecem durante toda a Operação. Na terça-feira (23), a Força Naval Componente também realizou Ações Cívico-Sociais, desta vez, na Comunidade Roçado, no Amazonas, e contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
O médico da Marinha do Brasil realizou atendimentos médicos de baixa complexidade à população, além disso, foram distribuídos kits de higiene bucal.
A Força Tarefa Componente, por meio do 3º Batalhão de Infantaria de Selva, realizou na segunda-feira (22), o ACISO na comunidade Maricota, no Amazonas. Foram realizados atendimentos médicos e odontológicos pelos médicos do Exército Brasileiro com o apoio de universitários dos cursos de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas.
PUBLICADO POR: MARINHA DO BRASIL 9º DN – Forças Armadas promovem ações de assistência médica à população no noroeste do estado do Amazonas durante Operação Ágata | Comando Do 9° Distrito Naval (marinha.mil.br)
Relacionada: