O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulga anualmente a taxa consolidada de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal Brasileira (ALB), baseada nos dados gerados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES).

Imagem: INPE

A taxa foi calculada utilizando o resultado da análise das 229 imagens que recobrem toda a ALB. O valor consolidado da taxa de desmatamento na ALB entre o período de 1º de agosto de 2021 e 31 de julho de 2022 foi de 11.594 km².

Este valor representou uma redução de 11,08 % em relação à taxa de desmatamento apurada pelo PRODES em 2021, que foi de 13.038 km² para os nove estados da ALB.

Todos os dados estão disponíveis na plataforma TerraBrasilis (Clique Aqui para acessar). Mais informações, e detalhes técnicos, podem ser acessados na Nota Técnica, Clique Aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO: NotaTecnica_consolidado_PRODES_2022.pdf 

PUBLICADO POR: INPE – A taxa consolidada de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal em 2022 foi de 11.594 km² — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (www.gov.br)