Medida passará a valer a partir de 3 de julho de 2023.
A Receita Federal instituiu a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica do Ouro, quando classificado como Ativo Financeiro ou instrumento cambial.
A medida, prevista na Instrução Normativa RFB nº 2138, publicada no Diário Oficial da União de hoje (30/3), permitirá que as operações com ouro sejam auditadas com o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente na RFB, de modo a promover o aumento da transparência e do controle dessas operações.
Adicionalmente, o uso desse documento eletrônico possibilitará maior integração entre as administrações tributárias , de modo a facilitar o acesso às informações sobre as operações, promover o combate à sonegação.
A Instrução Normativa entra em vigor a partir de sua publicação, entretanto, a obrigatoriedade ocorrerá a partir de 3 de julho de 2023, dado o prazo necessário ao desenvolvimento do sistema, iniciado em meados de março.
Clique aqui para acessar a Instrução Normativa.
PUBLICADO POR: RECEITA FEDERAL – Receita Federal institui obrigatoriedade de utilização de Nota Fiscal Eletrônica do Ouro Ativo Financeiro ou instrumento cambial — Receita Federal (www.gov.br)
Relacionadas:
- Mineração celebra criação da nota fiscal eletrônica para inibir transações do garimpo ilegal de ouro – IBRAM
- Venda de ouro de garimpo terá de adotar nota fiscal eletrônica a partir de julho | Brasil | Valor Econômico (globo.com)
- Receita Federal exigirá uso de nota fiscal em operações com ouro para conter garimpo ilegal | Brasil | O Globo
- Para combater garimpo ilegal, Receita exigirá nota fiscal em operações com ouro (correiobraziliense.com.br)