Sob orientação de professores, os alunos partiram de ingredientes locais para desenvolver a inovação
O Dia da Educação é celebrado nesta sexta-feira (28). E para marcar o potencial transformador da educação o Nacional Jovem traz a história dos alunos de Rondônia que criaram uma biopomada para o tratamento de leishmaniose. A iniciativa rendeu aos estudantes o segundo lugar no prêmio Solve For Tomorrow, promovido pela Samsung Brasil. A diretora de marketing corporativo da empresa, Anna Karina Pinto, conversou com o programa sobre a premiação.
“A gente conta com projetos desenvolvidos por estudantes que beneficiam as próprias comunidades que eles vivem”, afirma. Os projetos partem de grupos de 3 a 5 estudantes e contempla toda a rede pública de ensino médio, explica Anna Karina. “As equipes se inscrevem e através dos professores das respectivas escolas a Samsung entra com mentorias para tira o projeto do papel.”
“Eles usaram produtos locais, de baixo custo e de grande abundância, para que essa pomada possa ser mesmo produzida e ajudar no desafio da comunidade em que eles residem”, conta Anna Karina. A leishmaniose é causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito infectado e ele se manifesta na forma cutânea que forma feridas na pele.
Segundo Sofia Nunes, uma das integrantes do grupo vencedor, as professoras reuniram o grupo e as incentivaram para que encontrassem uma solução para um problema local, que foi definido como a leishmaniose cutânea. Laura Lauani, outra aluna agraciada, complementa explicando que a biopomada é “um produto de aplicação tópica composto por materiais da biodiversidade local”.
Ouça a entrevista completa no player acima.
PUBLICADO POR: EBC RÁDIOS – Estudantes de Rondônia criam biopomada contra leishmaniose | EBC Rádios
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A equipe do projeto, preocupada com a viabilidade e a forma de tratamento da Leishmaniose em sua região, buscou desenvolver uma alternativa de fácil administração e acesso: elaborou uma biopomada fitoterápica para aplicação nas feridas cutâneas provocadas pela doença, com o uso de plantas nativas da região.
Professor(a) orientador(a): Minelly Azevedo da Silva
Professor(a) parceiro(a): Márcia Bay
Equipe da turma: 3º ano do Curso Técnico Integrado em Química
Instituição de Ensino: IFRO – CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
Cidade: Porto Velho
Estado: RO