Documento assinado por 80 organizações, enviado a representantes do governo Lula, pede um estudo ambiental antes da exploração de petróleo
Representantes de 80 organizações da sociedade civil enviaram, nesta quarta-feira (12/4), um ofício que alerta ministérios e órgãos do governo federal para que não seja emitida licença de extração de petróleo e gás na Foz do Amazonas.
A Foz do Amazonas está localizada na Margem Equatorial, local apontado como rico em petróleo pela Petrobras na fronteira entre o litoral do Amapá e o Rio Grande do Norte. Com os recursos fósseis localizados em águas profundas e ultra profundas, a estatal prevê um investimento de US$ 2 bilhões para explorar a região.
Para as organizações da sociedade civil, a busca de petróleo na Foz do Amazonas irá ampliar a extração de petróleo e gás natural em toda a Margem Equatorial Brasileira. “A abertura dessa nova fronteira exploratória é uma ameaça a esses ecossistemas e, também, é incoerente com os compromissos assumidos pelo governo brasileiro perante a população brasileira e a comunidade global”, aponta um trecho do documento.
Os ambientalistas defendem que a licença de exploração não ocorra antes de uma análise multidisciplinar, com abrangência regional, para verificar os possíveis impactos na extração do “novo pré-sal”.
CONTEÚDO, NA ÍNTEGRA, DISPONÍVEL EM: Ambientalistas querem barrar exploração de petróleo na Foz do Amazonas | Metrópoles (metropoles.com)
Relacionadas:
- Razões para não explorar petróleo e gás fóssil na foz do Amazonas (climainfo.org.br)
- Organizações tentam brecar exploração da Foz do Amazonas pela Petrobras | Rádio BandNews Rio de Janeiro FM (uol.com.br)
- Oitenta organizações enviam ofício ao governo para brecar a exploração de petróleo na foz do Amazonas – OC | Observatório do Clima
- ONGs pedem que Ibama barre petróleo na Foz do Amazonas – 12/04/2023 – Ambiente – Folha (uol.com.br)
- Organizações se mobilizam contra exploração de óleo e gás na Foz do Amazonas (epbr.com.br)
- Petrobras quer perfurar na Foz do Amazonas sem estudo recomendado pelo IBAMA (climainfo.org.br)
- Randolfe defende exploração de Petróleo na costa do Amapá e se compromete a fazer articulações – Diário do Amapá – Compromisso com a Notícia (diariodoamapa.com.br)
- Marina avisou Petrobras sobre oposição à exploração da foz do Amazonas | Metrópoles (metropoles.com)