Será realizada no próximo dia 25 de março de 2023, sábado, a 57ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “O Terramoto de Lisboa de 1755: causas e consequências para Portugal e Brasil”, tendo como convidado “Miguel Maria Santos Corrêa Monteiro”.
O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 57ª Tertúlia Portugal – Brasil:
57ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 25 de março de 2023,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),
TEMA: “O Terramoto de Lisboa de 1755: causas e consequências para Portugal e Brasil”
Apresentação: “Miguel Maria Santos Corrêa Monteiro”.
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias no YouTube: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil
Sobre o convidado:
MIGUEL MARIA SANTOS CORRÊA MONTEIRO é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre e doutor em História Moderna pela Universidade de Lisboa, onde é Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de História e Coordenador do Mestrado em Ensino da História, sendo jubilado. É Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa, Académico de número da Academia Portuguesa da História (cadeira n.º 17), onde foi Secretário-Geral durante 6 anos, e é o atual Vice-Presidente da Academia desde 2018. É ainda membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia IGHB; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro IHGB; Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina IHGSC; Academia Paraguaya de la Historia; Real Academia de la Historia (Espanha); PEN Clube Brasileiro; Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP); Academia de Marinha Portuguesa; Academia de Letras da Bahia; e da Real Academia de Doctores de España. Tem publicados inúmeros livros e artigos científicos e fez centenas de comunicações. As suas últimas publicações foram “Património, Memória e Identidade” e “O ambiente cultural na Companhia de Jesus anterior a 1759”.
Resumo da Comunicação:
O Terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de novembro, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa. O sismo foi seguido de um maremoto e de múltiplos incêndios, tendo feito muitos mortos. Foi um dos sismos mais mortíferos da história da humanidade, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. O terramoto de Lisboa teve um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII, dando origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um sismo, marcando assim o nascimento da sismologia moderna. O acontecimento foi largamente discutido pelos filósofos iluministas, tal como Voltaire, e teve enorme impacto em Portugal e no Brasil.
AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL
Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil:
- Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
- Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
- Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos