São Gabriel da Cachoeira (AM) – Em fevereiro, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl) realizou ações de apoio às comunidades indígenas vulneráveis ​​Hupdah e Yuhupdeh no município de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.

Integrantes das comunidades indígenas Hupdah e Yuhupdeh deixaram suas comunidades às margens do rio Tiquié e viajaram até São Gabriel da Cachoeira para obter documentação básica, benefícios sociais e previdenciários. Devido a problemas técnicos de informática enfrentados pelo município, a permanência prolongada dessa população na área de Parawari, na região oeste de São Gabriel da Cachoeira, resultou em situação de emergência sanitária.

A 2ª Bda Inf Sl, uniu esforços junto com outras entidades como Defensoria Pública, Prefeitura  Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Distrito Sanitaria Especial Indígena – Alto Rio Negro, Cartório da Comarca de São  Gabriel da Cachoeira, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Instituto Socioambiental (ISA), Fundação em Vigilância em Saúde (FVS) e Conselho Distrital da  Saúde Indígena (CONDISI), na reunião de coordenação denominada “Ação Parawari”, cujo objetivo foi minimizar os problemas sociais e epidemiológicos causados ​​pela superlotação e falta de saneamento básico na localidade de Parawari.

Durante a “Ação Parawari”, a “Brigada Ararigbóia” forneceu militares para trabalhar na montagem de tendas e no abastecimento frequente de água potável. Assim, contribuiu para reverter a situação de emergência sanitária dos povos indígenas Hupdah e Yuhupdeh, fortalecendo seus vínculos familiares e comunitários e ampliando sua integração com a sociedade regional. É a Mão Amiga do Exército Brasileiro na região  noroeste do estado do Amazonas.

PUBLICADO POR: CMA – 2ª Brigada de Infantaria de Selva realiza apoio aos povos indígenas das etnias Hupdah e Yuhupdeh (eb.mil.br)