Nova presidente da Fundação ainda afirmou que dar segurança aos indígenas é prioridade; deputada federal ainda depende de nomeação para atuar oficialmente o cargo
A nova presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e deputada federal, Joenia Wapichana, afirmou que uma das prioridades na gestão dela é retirar os garimpeiros da Terra Yanomami e garantir a segurança dos indígenas que vivem no território. A entrevista foi dada á Rede Amazônica em Brasília.
As Terras Yanomami formam a maior reserva indígena do Brasil, a região é alvo de criminosos que fazem a extração ilegal de ouro desde a década de 1980, e tem se intensificado a cada ano. É também um problema para os povos da região doenças e a falta de acompanhamento governamental.
Mariana Albuquerque*
*Estagiária sob a supervisão de Thays Martins
TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: Retirar garimpeiros da Terra Yanomami é prioridade da Funai, diz nova presidente (correiobraziliense.com.br)
Relacionadas:
- Funai muda de nome e passa a se chamar Fundação Nacional dos Povos Indígenas (correiobraziliense.com.br)
- Joênia Wapichana assumirá a presidência da Funai, anuncia Lula (correiobraziliense.com.br)
- ‘Chefes de Funai e Sesai serão indígenas’, afirma Lula (correiobraziliense.com.br)
- Retirar garimpeiros da Terra Yanomami e dar segurança aos indígenas é prioridade na Funai, diz nova presidente | Roraima | G1 (globo.com)