Será realizada no próximo dia 28 de janeiro de 2023, sábado, a 54ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: ”Expedição alemã na Amazônia (1935 -1937)”, tendo como convidado “João Carlos Sanches”.
O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 54ª Tertúlia Portugal – Brasil:
54ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 28 de janeiro de 2023,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),
TEMA: “Expedição alemã na Amazônia (1935 -1937)”
Apresentação: “João Carlos Sanches”
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias no YouTube: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil
Sobre o convidado:
João Carlos Sanches é funcionário público federal, aposentado, tendo trabalhado por mais de três décadas na Inteligência de Estado. Formação acadêmica: Licenciatura Plena em História no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Brasília/DF – 1982 e Especialização em Metodologia e Didática do Ensino, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “José Olympio”, atual Centro Universitário Claretiano, Batatais/SP – 1988. Possui diversos cursos na área de Inteligência de Estado. É palestrante nos cursos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, em São Paulo, ADESG-SP. Atuou como Analista no Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança da Universidade Federal de São Carlos NEEDS/UFSCar. Foi professor de ensino superior na UPIS – Faculdades Integradas – Brasília DF. Foi instrutor em cursos na PMDF, SSP/DF e PCDF, entre outros. Participou das atividades de segurança em grandes eventos: Jornada Mundial da Juventude, Visita do Papa ao Brasil, Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol, Jogos Pan-americanos, entre outros. É Associado Colaborador do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil – IGHMB.
Resumo da Comunicação:
Ao longo dos séculos, desde a Descoberta (1500), o Brasil recebeu e recebe missões científicas com o objetivo de estudar aspectos da geografia, da botânica da biodiversidade, da riqueza mineral, enfim em todos os campos do conhecimento humano. No século XX o País foi visitado por inúmeras expedições científicas, em especial de americanos e alemães. Uma expedição em particular chama a atenção, a presença de alemães no Vale do Rio Jari (1935-1937)
AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL
Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil:
- Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
- Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
- Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos
Jaime de Agostinho
Sobre o tema, a Comunicação Social do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) encaminhou para a Fundação Ecoamazônia, em 27/01/2023, email com o seguinte teor:
Prezados, bom dia!
Sobre a solicitação em relação ao Museu ter textos sobre a Expedição Científica Alemã que percorreu as margens do Rio Jari:
Existem documentos sobre essa expedição no Arquivo, mas nunca foram pesquisados.
Schulz-Kampfhenkel esteve em contato com Carlos Estêvão e com Nimuendajú.
Como, na época, era obrigatório deixar em uma instituição brasileira parte das coleções reunidas por viajantes estrangeiros, Schulz-Kampfhenkel deixou no Museu Goeldi uma importante coleção etnográfica.
Sobre o assunto, recomendo o artigo de Claudia Guerra e Alegria Benchimol: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/600
Recomendamos, ainda, o livro “Coleções e expedições vigiadas”, de Luis Donisete Grupioni (Hucitec, 1998).