A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/Ministério da Saúde) trabalham de forma articulada para a promoção da saúde indígena em todo o país.
A Funai tem o papel de monitorar as ações e serviços de atenção à saúde indígena, enquanto a oferta e execução dos trabalhos são de responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio da Sesai.
Por força do Decreto nº 9.795, de 17 de maio de 2019, fica a cargo da Sesai a coordenação e execução da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS), com participação dos estados e municípios.
A Sesai, por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), atende a mais de 762 mil indígenas aldeados em todo o Brasil, pela ação direta de mais de 20 mil profissionais (médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos, etc.), incluindo trabalhadores indígenas. Os esforços de atenção primária à saúde são efetivados de modo participativo e diferenciado, observando as especificidades epidemiológicas, socioculturais e as práticas tradicionais das etnias.
O monitoramento da Funai se dá via Coordenação de Acompanhamento de Saúde Indígena (Coasi), com o apoio das 39 unidades descentralizadas do órgão espalhadas pelo país, e contribui para o fortalecimento do Subsistema, bem como para a garantia do direito à atenção diferenciada e valorização das medicinas tradicionais indígenas.
Assessoria de Comunicação / Funai – Funai e Sesai atuam em conjunto para a promoção da saúde indígena no país — pt-br (www.gov.br)
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