O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio do programa SGBeduca, realizou, em parceria com a faculdade de Geologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), um curso de atualização em Geociências para 20 professores do ensino fundamental.
A ação integra a programação da ‘XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)’, que aconteceu de 17 a 23 de outubro, em Boa Vista (RR) e teve como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de Ciências e Tecnologia (C&T).
As aulas aconteceram nas dependências da UFRR, onde os professores puderam conhecer um pouco mais da geologia estadual. O geólogo Francisco Ferreira de Campos, coordenador do projeto Mapas Escolares de Rochas, da Superintendência Regional de São Paulo (SUREG-SP), participou do curso – juntamente às geólogas Andrea Sander e Patrícia Jacques Duringer, do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID) -, e apresentou o ‘Mapa Escolar de Rochas do Estado de Roraima.
Francisco propôs atividades práticas que contextualizaram as rochas e sua evolução ao longo do tempo geológico. Ele considera que o interesse dos professores pelo material mostra que, para além do mapa geológico tradicional, o SGB-CPRM pode ampliar e diversificar seus produtos. “Apesar de estar produzindo materiais no âmbito do SGBeduca, desde 2020, foi a primeira vez que tive contato direto com um dos públicos-alvo do projeto: os professores. É recompensador ver o ânimo dos participantes e reconhecimento que eles têm pelo papel do SGB-CPRM e do SGBeduca para a sociedade brasileira”, acrescentou.
A pesquisadora Andrea Sander falou sobre Geologia, abordando a dinâmica interna e externa do planeta Terra. Os professores tiveram experiências com amostras de minerais, rochas e réplicas de fósseis. Ao final do curso, receberam diversos materiais didáticos: coleção didática de minerais e rochas; cartilha ‘Comunidade mais Segura’; anaglifos do Monte Roraima e de fósseis do Estado. “Os materiais, bem como as atividades práticas apresentadas, são muito importantes porque despertam o interesse dos alunos e tornam as aulas mais atrativas”, garantiu Andrea.
Patricia Jacques abordou os ODS e as geociências, além de explicar aos participantes a dinâmica do jogo Geoparques, que despertou interesse e curiosidade, por se tratar de uma ótima maneira de explorar e conhecer o território brasileiro. De acordo com Patrícia, o material dos ODS e o jogo dos geoparques podem ser utilizados na área temática de meio ambiente e de gestão pública de qualidade de vida, que faz parte da base nacional comum curricular”.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como se alinham às geociências foi um dos temas tratados pela pesquisadora Patrícia Jaques, que, também, explicou aos participantes a dinâmica do jogo Geoparques. Segundo Patrícia, a ferramenta é mais uma maneira de explorar e conhecer o território brasileiro. “O material dos ODS e o jogo dos Geoparques podem ser utilizados na área temática de meio ambiente e de gestão pública de qualidade de vida, que faz parte da base nacional comum curricular”, ressaltou.
De acordo com a professora da faculdade de Geologia da UFRR, e organizadora do evento, Elizete Holanda, a parceria deve se manter para ações de formação e troca de experiências futuras. “O curso de Geologia da UFRR, por estar distante geograficamente de outros centros de pesquisa e ensino da área de Geociências, carece de ações como essas para troca de conhecimento e atualização dos professores e discentes. A ideia é manter esta parceria e desenvolver outras ações num futuro breve”.
Patricia, Francisco e Andrea aproveitaram a oportunidade para, também, divulgar o SGBeduca na Semana Ambiental da Amazônia: Gestão da Água e Saneamento, organizada pelo Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua).
Sobre a SNCT
A SNCT acontece no Brasil, durante o mês de outubro, com o intuito de ressaltar a importância da ciência e da tecnologia na vida do cidadão e para o desenvolvimento do país. O evento é uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científica realizada no Brasil, e suas aplicações.
Em Roraima, a programação teve como público-alvo, principalmente, a comunidade escolar como alunos e professores da educação básica, técnica e tecnológica; a comunidade acadêmica das instituições participantes na proposta; e a sociedade roraimense em geral.
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