No final do primeiro semestre recebemos um convite para apresentar em Corrientes, Argentina, um paper sobre as dezenove (19) fortificações coloniais indicadas como “conjunto de bens seriados” para o Patrimônio Mundial.

Resolvemos então, apresentar o lado belo da arquitetura militar colonial por meio de dezenove (19) obras da artista plástica Cristiane Carbone.

As obras, óleo sobre tela, todas do mesmo tamanho (30×40 cm), estão reproduzidas no Capítulo I do livro Fortins, Fortes, Fortalezas … por eles veremos o Brasil edificado.

Para “colocar a História na prática”, resgatamos uma epopeia marítima, revivida 450 anos depois, à qual, sem dúvida, materializou uma frase emblemática do acadêmico Alceu Amoroso Lima (1893/1913): “O maior assombro da nossa história é a unidade nacional”.

A epopeia da esquadra de Estácio de Sá ocorreu, em 1565, entre duas fortificações coloniais, com o mesmo nome santo: Forte de São João, Bertioga/SP, e Fortaleza de São João, Rio de Janeiro/RJ.

Para reviver aquela epopeia que deu origem a fundação da cidade do Rio de Janeiro, a Associação dos Velejadores de Cruzeiro (ABVC), por meio do seu presidente à época, Prof. Dr. Volnys Bernal, aceitou o desafio de organizar e comandar uma esquadra moderna, composta por “cinco caravelas dos nossos dias”. A navegação foi realizada em 2015, 450 anos após a epopeia de Estácio de Sá.

O Prof. Volnys Bernal nos forneceu, recentemente, o “diário de bordo, fotográfico”, com cento e trinta e duas (132) fotos, por ele selecionadas entre os velejadores participantes.

Com o rico material (quadros e fotos) colocado à nossa disposição, produzimos um livro educacional, tipo e-book, que se encontra disponível na plataforma mundial www.academia.edu, na página do autor Elcio Rogerio Secomandi, e/ou no website dedicado exclusivamente ao projeto Educação Patrimonial: Fortes, fortalezas e integração nacional: www.secomandi.com.br/linha-do-tempo.php

O livro digital, de domínio público, tem autoria de Elcio Rogerio Secomandi e dois coautores – Cristiane Carbone e João Jorge Peralta – e será lançado simbolicamente no Congresso Ibero-americano de História – Iº Congreso Iberoamericano de Historia, Genealogía y Cultura – Museos de Corrientes, na cidade de Corrientes, Argentina, no próximo dia 26 (quarta-feira), às 10h45, por meio do portal oficial da Municipalidad de Corrientes, no YouTube (de acesso livre):
https://www.youtube.com/channel/UCQIaXdSQ5qI3AUMItIErjjA

Saudações! Elcio Rogerio Secomandi – [email protected]

VER MAIS EM: