A região do Rio Jari, no Amapá, foi palco de uma expedição alemã nos anos 30 do século XX.
Muitas publicações estudam e avaliam a expedição que aconteceu entre 1935 e 1937.
Integravam a expedição: Otto Schults-Krampfhenkel, Gerd Kahle, G. Krause e Joseph Greiner, que faleceu vítima de febre. A permanência da expedição na Amazônia durou, aproximadamente, um ano e meio.
Expedição-Alemã-ao-Jari.pdf (ecoamazonia.org.br)
Relatos sobre a expedição e seus desdobramentos estão disponíveis em diversas postagens do site: www.ecoamazonia.org.br – Ecoamazônia | Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia (ecoamazonia.org.br) Um repertório fotográfico também está disponibilizado.
Entre os pesquisadores que publicaram sobre a presença alemã (nazista) no Amapá destaca-se o trabalho de Hiram Reis e Silva no Tomo III da obra Descendo o Amazonas. 07 – Descendo o Amazonas – Tomo III – 512 pg, a partir da página 263.
Equipe Ecoamazônia
Relacionadas
- Expedição Alemã ao Jari | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- Os Nazistas no Brasil: Fotografias dos Nazistas na Floresta Amazônica | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- Sepultura nazista isolada no Amapá revela projeto secreto de colonização alemã na Amazônia | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- A expedição que popularizou a Amazônia no Terceiro Reich | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- Nazistas na Amazônia – A história dos alemães que desembarcaram no Jari em 1935 para uma confusa e misteriosa expedição científica | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/600/588
Dois momentos da Coleção Aparai no Museu Paraense Emílio Goeldi: Curt Nimuendajú em 1915 e Otto Schulz-Kampfhenkel em 1935-37 – Guerra (mast.br)
Deixe um comentário