Os produtos da Amazônia brasileira têm apelo, mas o espaço no mercado mundial está abaixo do potencial. Essa é uma das conclusões de um estudo da ApexBrasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Amazônia Legal – Internet

O levantamento avaliou produtos que já são os mais exportados pelos estados da região, entre eles feijão, guaraná, açaí, castanhas, café e peixes. São produtos especializados da Amazônia Legal, explica a analista de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Luíza Olmedo.

Num cenário geral, os produtos amazônicos brasileiros têm uma participação em média de menos de 1% no mercado internacional. Outro ponto, é que quase metade das exportações vão para América do Sul, mas os produtos ainda não chegam aos grandes importadores. O interesse por produtos sustentáveis segue em alta e eles podem ser uma alternativa para os produtores brasileiros, diz a analista Luíza Olmedo.

O estudo identificou os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, a China e a Colômbia como destinos com forte potencial para os produtos amazônicos do Brasil.

Publicado em 12/08/2022 – 15:35 Por Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi – RADIOAGÊNCIA NACIONAL