Revelamos como o ouro ilegal sai da Amazônia e termina no seu celular ou computador. As 4 empresas mais valiosas do mundo foram o destino final do produto de duas refinadoras, a italiana Chimet e a brasileira Marsam, que têm produção contaminada por metal extraído de garimpos clandestinos
Você não sabe disso, mas ao ler esta reportagem você pode estar usando ouro extraído ilegalmente de terras indígenas brasileiras. Celulares e computadores das marcas Apple e Microsoft, bem como os superservidores do Google e da Amazon, têm filamentos de ouro em sua composição. Parte desse metal saiu de garimpos ilegais na Amazônia, passou pela mão de atravessadores e organizações até chegar nos dispositivos das quatro empresas mais valiosas do mundo, revela uma investigação da Repórter Brasil.
Documentos obtidos pela reportagem confirmam que essas gigantes da tecnologia compraram, em 2020 e 2021, o metal de diversas refinadoras, entre elas a italiana Chimet, investigada pela Polícia Federal por ser destino do minério extraído de garimpos clandestinos da Terra Indígena Kayapó, e a brasileira Marsam, cuja fornecedora é acusada pelo Ministério Público Federal de provocar danos ambientais por conta da aquisição de ouro ilegal. A extração mineral em terras indígenas brasileiras é inconstitucional, apesar dos esforços do governo Jair Bolsonaro (PL) para legalizá-la.
Em meio à maior floresta tropical do mundo, o rastro de destruição dessa exploração clandestina é crescente e imensurável. Enquanto o desmatamento e a contaminação dos rios são visíveis, o garimpo pode estar matando pessoas por mercúrio (um metal tóxico) e vem atraindo o crime organizado. Ataques armados de garimpeiros a indígenas têm sido revelados pela imprensa nos últimos anos, como o que aconteceu em maio de 2021 em uma comunidade Yanomami.
Por Daniel Camargos*, de Redenção e Tucumã (PA)
*Colaboraram Mariana Della Barba e Gisele Lobato
Edição: Ana Magalhães
CONTEÚDO INTEGRAL DISPONÍVEL EM: REPÓRTER BRASIL
Relacionadas
- Exclusivo: Apple, Google, Microsoft e Amazon usaram ouro ilegal de terras indígenas brasileiras (reporterbrasil.org.br)
- Garimpo ilegal Arquivos – Repórter Brasil (reporterbrasil.org.br)
- Ouro ilegal da Terra Indígena Kayapó termina em gigante italiana que fatura R$ 18 bi (reporterbrasil.org.br)
- ‘A culpa é do governo e das empresas’, diz líder Munduruku sobre morte de ambientalista após suspeita de intoxicação por mercúrio (reporterbrasil.org.br)
- Apple, Google, Microsoft e Amazon usaram ouro ilegal de terras indígenas brasileiras – Amazônia Notícias e Informação (amazonia.org.br)
- Comunidade Yanomami vive em clima de medo e insegurança um ano após ataque de garimpeiros | Roraima | G1 (globo.com)
Deixe um comentário