Os principais sites e portais de notícias estão repercutindo, nas últimas horas, dados sobre pessoas envolvidas com o apoio a atividades ilegais de garimpo.
Estão em andamento ações para o enfrentamento ao garimpo ilegal em terras indígenas como parte da Operação Guardiões do Bioma. As investigações em andamento apuram, também, o planejamento de ataque contra o helicóptero do Ibama.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que se trata da “Operação Guardiões do Bioma – Terras Indígenas“. As ações contam com apoio de 12 instituições federais, e tem como foco o “combate ao garimpo ilegal, a ilícitos ambientais e extrusão de garimpeiros”.
“Equipamentos e maquinários utilizados para o cometimento dos crimes foram destruídos, bem como a infraestrutura de suporte às atividades ilegais, inclusive acampamentos em locais proibidos. Também foram colhidos elementos de prova para subsidiar investigações em andamento ou para a instauração de novos procedimentos”.
As fiscalizações ocorrem em portos clandestinos, vias fluviais e estradas que servem de apoio logístico a crimes ambientais cometidos na Terra Yanomami.
Vejam os links:
- Businessman investigated by PF for supporting gold mining asked about IBAMA helicopter two days before attempted attack | Roraima (postsen.com)
- Operação na TI Yanomami destrói equipamentos usados em garimpo ilegal – Folha de Boa Vista (folhabv.com.br)
- Garimpeiros planejaram atacar helicóptero do Ibama em Roraima – Spiai.com
- Empresário investigado pela PF por dar apoio a garimpo perguntou sobre helicóptero do Ibama dois dias antes de tentativa de atentado | Roraima | G1 (globo.com)
- Empresário investigado pela PF por dar apoio a garimpo perguntou sobre helicóptero do Ibama dois dias antes de tentativa de atentado (antenalove.com.br)
- Empresário investigado pela PF por apoiar mineração de ouro perguntou sobre helicóptero do IBAMA dois dias antes de tentativa de ataque | Roraima (postsen.com)
- Operação destrói equipamentos de garimpeiros que exploram ilegalmente Terra Yanomami | Roraima | G1 (globo.com)
FONTE: INTERNET