Indígenas da etnia Xavante participaram entre os dias 5 e 8 de julho de Oficinas de Recuperação Ambiental e Viveirismo promovidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) na aldeia Namunkurá da Terra Indígena São Marcos, localizada no leste do Mato Grosso.
Pelo menos 58 indígenas de 14 aldeias participaram da atividade, que abordou os princípios e práticas agroflorestais, além da recuperação e enriquecimento dos quintais familiares como forma de lidar com as adversidades ambientais de forma sustentável e produtiva.
As oficinas foram ministradas por colaboradores e servidores da Coordenação Regional (CR) Xavante, unidade descentralizada da Funai no Mato Grosso. Indígenas da aldeia São Brás desenvolvem desde 2019 um projeto de plantios agroflorestais e de recuperação de nascentes. Além do plantio agroflorestal de abacaxi, árvores do Cerrado e cultivos anuais de roça, a aldeia busca estratégias e ações para proteger e prevenir a região dos incêndios neste período seco, especialmente em áreas próximas à nascente.
No último dia de evento, o debate foi sobre a produção de mudas em viveiro. Os indígenas participantes fizeram um mutirão para construção de um viveiro e foram orientados acerca da produção de mudas nos saquinhos.
Assessoria de Comunicação / FUNAI
Deixe um comentário