Grupo do MPF irá discutir ações para a região amazônica
O procurador-geral da República, Augusto Aras, faz, neste domingo, uma visita à cidade de Tabatinga, na região do Alto Solimões, o extremo oeste do estado do Amazonas. A comitiva terá também outros representantes do Ministério Público Federal. Entre eles, a coordenadora da Câmaras de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Eliana Torelly, e o coordenador da Câmara Criminal, Carlos Frederico, e o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.
Os procuradores vão participar de uma série de reuniões para discutir ações para a região amazônica, como o combate à criminalidade e o enfrentamento de violações aos direitos indígenas e direitos humanos. Além de integrantes do MPF lotados em Tabatinga e no Amazonas, foram convidados para as reuniões representantes do Exército, Polícia Federal, Funai e outras instituições.
O grupo do MPF também vai conversar com as autoridades responsáveis pela investigação do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. Em nota, a Univaja, que representa os indígenas da região do Vale do Javari, informou que desde o ano passado havia comunicado às autoridades o aumento da violência na terra indígena. De acordo com instituição, as organizações criminosas que atuam na região exploram, de maneira ilegal, o garimpo, a caça e a pesca.
No mês passado, o procurador-geral Augusto Aras assinou uma portaria para ampliar a atuação do Ministério Público Federal na Amazônia Legal.
Publicado em 18/06/2022 – 15:17 Por Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Rimack Souto / Edição web Patrícia Serrão – RADIOAGÊNCIA NACIONAL
Procurador-geral vai ao Amazonas acompanhar investigações sobre crimes (ebc.com.br)
Aras viaja ao AM para discutir reforço da atuação estatal na região (metropoles.com)
Deixe um comentário