Parceria entre Marinha, Soamar e organizações possibilitará a realização de cirurgias e atendimentos oftalmológicos
Começou ontem (29) o Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária, que levará atendimentos a comunidades situadas no interior do Estado do Amazonas. A ação, conduzida pela Marinha do Brasil (MB) e pela Soamar Manaus, conta com a participação de oftalmologistas do Instituto da Visão, da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade Federal de São Paulo, do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia, da Fundação Piedade Cohen, além de médicos voluntários e empresas privadas, como o laboratório Alcon e a Lupas Leitor.
Nesse domingo, integrantes do projeto embarcaram no Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, em Manaus (AM), com destino às cidades de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, localizadas à margem direita do Rio Negro, no interior do Amazonas, onde serão realizadas cirurgias de catarata, pterígio e atendimentos clínicos com doações de óculos. O regresso do navio está previsto para o dia 7 de junho.
“O apoio da Marinha ao Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária é feito por meio da acomodação da equipe médica, da logística dos equipamentos oftalmológicos necessários para a realização das intervenções cirúrgicas, além da realização de exames de acuidade visual para a distribuição dos óculos”, destaca o Comandante do NAsH “Soares de Meirelles, Capitão de Corveta José Lauro Motta de Oliveira.
“A campanha de cirurgia de catarata acontece há seis anos com o apoio da Marinha do Brasil. Ficamos dois anos parados por conta da pandemia e temos a alegria de retornar em 2022. Em edições anteriores, atendemos a calha do Alto Solimões, Médio Solimões, rio Madeira, Baixo Amazonas e agora o Alto rio Negro. A meta é a realização de 300 cirurgias de catarata e mais de 20 mil atendimentos clínicos oftalmológicos”, explica o presidente da Soamar Manaus, Sérgio Rodrigues Vianna.
30/05/2022 – Por Capitão-Tenente (RM2-T) Gisleine Assunção Alves – Manaus, AM – Agência Marinha de Notícias – MARINHA DO BRASIL
Maria do perpétuo socorro Cabral farias
Bom dia moro na zona rural de novo airao sou já uma pessoa com deficiência visual preciso fazer o cerugia da catarata pra não ficar cega me ajude já fui pra manas quando vão estar em novo airao preciso muito.meu contato 92985298248.socorro cabral novo airao am
Sugerimos que a senhora entre em contato com a Marinha do Brasil – (92) 2123-2255, 2123-2253, 98818-3175 Ecoamazônia