Seis segmentos da rodovia foram elevados para que não sejam tomados pelas águas em casos de cheias no Rio Madeira
O Governo Federal concluiu uma obra fundamental para solucionar problema histórico no Norte do país: a interdição da BR-364/RO, por alagamentos, devido a cheias no Rio Madeira durante o período chuvoso. O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura (MInfra), finalizou as obras de elevação de seis trechos da estrada (entre o km 875,987 e o 890,807), totalizando 10,34 quilômetros de intervenções na via.
A obra assegura a integração do Acre com os demais estados da Federação e interliga a malha rodoviária federal. A BR-364/RO é o principal corredor logístico para o escoamento da safra de grãos produzida em Rondônia e nas porções Oeste e Norte do Mato Grosso. Pela rodovia, circulam aproximadamente 8 milhões de toneladas de grãos por ano.
Contudo, o risco de alagamentos na região são críticos. Em 2014, devido à força das águas em cheia histórica, a estrada acabou totalmente interditada e o estado do Acre ficou isolado. Entendo ser uma prioridade a melhoria das condições de trafegabilidade da BR-364, o Governo Federal firmou parceria com a Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau e deu início as intervenções em maio de 2021, durante a estiagem.
O que foi feito
Sob a coordenação e o acompanhamento do DNIT, a usina ficou responsável por realizar os serviços, como a execução de um colchão drenante, a subbase, a base e o revestimento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), de maior resistência.
A construção consiste em elevar o greide com disposição de camada drenante em rachão (50 cm), o que confere uma camada estrutural ao pavimento de 90 cm, semelhante ao das grandes rodovias do país. Já a ponte da Velha Mutum Paraná, que tem 220m de extensão, foi elevada em 2,10m de altura.
*Com informações do DNIT
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura – MINFRA
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