Representantes das organizações indígenas e indigenistas da Amazônia peruana e brasileira estarão reunidos na cidade de Lima, entre os dias 8 e 9 de dezembro, para consolidarem uma aliança para a proteção do Corredor Territorial de povos indígenas isolados Yavarí-Tapiche, aliança liderada pela Organización Regional de Pueblos Indígenas del Oriente (Orpio).
O Corredor é uma extensa área de aproximadamente 16 milhões de hectares composta por territórios contínuos de povos indígenas na fronteira peruano-brasileira, entre os departamentos de Loreto e Ucayali, no Peru, e os estados do Amazonas e Acre, no Brasil. Essa área possivelmente concentra o maior número de povos indígenas isolados do mundo.
As organizações indígenas realizaram estudos antropológicos e ambientais que demonstram a existência do Corredor, sua composição sociocultural, bem como as grandes pressões e ameaças enfrentadas pelos povos indígenas que o habitam.
Entre estas ameaças, estão as atividades econômicas ilegais, como caça e pesca, mineração, cultivo de coca e tráfico de drogas, além de atividades promovidas pelos próprios estados peruano e brasileiro, como a construção de estradas e exploração de hidrocarbonetos a partir de concessões formalmente outorgadas em favor de empresas.
No dia 9 de dezembro, na sede central do Ministério de Cultura, em Lima – Peru, às 10 da manhã, horário peruano, representantes da sociedade civil irão apresentar publicamente a iniciativa de proteção do Corredor e os resultados do estudo para representantes do Estado peruano.
O evento contará com todas as medidas de proteção contra a COVID-19.
Para solicitar participação presencial no evento, é necessário escrever para o e-mail: orpiocomunicaciones@
Os interessados em participar virtualmente podem se inscrever pelo link: https://us06web.zoom.us/
PUBLICADO POR: CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA – CTI (DISPONÍVEL EM: DEZEMBRO 2021)
Relacionadas: