Pesquisadores identificaram na flora amazônica substâncias com efeito anti-inflamatório
O Tarde Nacional – Amazônia se aprofundou sobre uma pesquisa que tem o objetivo de desenvolver neuroprotetores naturais, derivados da flora amazônica, para tratar o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O entrevistado foi o neurocientista e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Walace Gomes Leal.
Ele explicou como a ação de neuroprotetores poderia impedir a expansão da lesão primária e diminuir as sequelas decorrentes do acidente vascular cerebral.
O neurocientista contou também como o conhecimento tradicional das comunidades nativas orientou os estudos etno-botânicos em busca de plantas que poderiam ser usadas como neuroprotetores naturais:
“Nós vimos quais eram as plantas que as comunidades nativas, que a medicina popular, dizia que funcionavam para AVC. Então, usando o conhecimento tradicional como pista, nós identificamos cerca de 4 plantas que a população, sem comprovação científica, usava para tratar AVC isquêmico e hemorrágico, por exemplo, tomando chás caseiros dessas plantas. Então, nós sentimos a necessidade de investigar isso cientificamente. Foram 11 anos de pesquisas”.
Walace explicou ainda em que fase está a pesquisa e quais as próximas etapas previstas do estudo. De acordo com o entrevistado, os testes clínicos em humanos serão realizados a partir de 2022.
Quer saber mais? Então clique no player e confira a entrevista na íntegra!
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
PUBLICADO POR: EBC RÁDIOS
Deixe um comentário