Autazes (AM) – As ações federais de repreensão ao garimpo ilegal ao longo do Rio Madeira, no Estado do Amazonas, tiveram início na madrugada deste sábado, 27. Ao menos 31 balsas já foram apreendidas pela Operação Uiara, que reúne agentes da Polícia Federal, Ibama, Marinha e Aeronáutica. Parte dos equipamentos estão sendo queimados pelos agentes.
A apreensão ocorreu nas águas do Madeira que cortam o município de Nova Olinda do Norte. Aglomeradas há mais de uma semana na região de Autazes, município que fica a 230 quilômetros de barco de Manaus, em viagem pelos rios Amazonas e Madeira, mais de 300 balsas se dispersaram ontem, após informações de que haveria, de fato, uma operação federal de grande porte. O deslocamento dessas balsas, porém, é lento.
Na tentativa de escapar da fiscalização, é comum a situação em que o garimpeiro recolhe a balsa para uma margem, retira o maquinário que puder e abandona a balsa. Em outros casos, tenta esconder o equipamento em pequenos afluentes do rio.
ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: MSN NOTÍCIAS
VER MAIS EM:
- Operação contra garimpo no Rio Madeira tem início com apreensão de 31 balsas – Sustentabilidade – Estadão (estadao.com.br)
- Ameaça de operação federal desmobiliza balsas no Rio Madeira (metropoles.com)
- Vídeo mostra balsas usadas no garimpo ilegal sendo queimadas no rio Madeira | Amazonas | G1 (globo.com)
- Após quatro dias, PF inicia operação e ateia fogo em balsas de garimpo no Rio Madeira – Jornal O Globo
Deixe um comentário