Será realizada no próximo dia 04 de dezembro de 2021, sábado, a 29ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “Miguel Ciera e o seu Atlas Geográfico dos rios da Prata, Paraná e Paraguai”, tendo como convidado o Gen. Rui Moura
O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 29ª Tertúlia Portugal Brasil:
29ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 4 de dezembro de 2021,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),
TEMA: “Miguel Ciera e o seu Atlas Geográfico dos rios da Prata, Paraná e Paraguai”
Apresentação: Gen. Rui Moura
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil
RESUMO DA APRESENTAÇÃO
Miguel António Ciera foi um geógrafo e astrónomo italiano, natural do Piemonte, contratado por Portugal em meados do século XVIII para integrar a comissão de homens de ciência encarregada da demarcação dos limites das possessões portuguesas e espanholas na América meridional, decorrente do Tratado de Madrid de 1750.
Fez parte da equipa que constituiu a terceira partida de limites e cartografou os territórios portugueses e espanhóis, da boca do Rio da Prata até ao alto Paraguai, tendo sido responsável pela localização e implantação do Marco do Jaúru. Elaborou um imponente “Atlas geográfico onde os Rios da Prata, Paraná e Paraguai são descritos com a maior precisão pela primeira vez” que ofereceu ao Rei D. José I em 1758.
Depois de concluídos os seus trabalhos no Brasil Ciera regressou a Lisboa, onde integrou o corpo docente do Colégio dos Nobres, tendo sido prefeito dos estudos e proferido o discurso inaugural, em 19 de Março de 1766.
Seguidamente Ciera foi membro da comissão de reforma dos estudos da Universidade de Coimbra, tendo colaborado na elaboração dos estatutos da Faculdade de Matemática. Em 1772 foi integrado no corpo docente da Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra, onde ficou a reger a cadeira de Astronomia, para o que recebeu o grau de Doutor.
CURRICULUM VITAE
Gen. Rui Moura
Exerceu, ainda, funções docentes no Instituto de Estudos Superiores Militares, Instituto de Altos Estudos Militares, Instituto Universitário Militar, NATO School e CEPOL (European Union Agency for Law Enforcement Training); e colabora como orador convidado em Mestrados da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Foi consultor da INTERPOL e membro do Worldwide Public Safety and Justice Advisory Council.
É orador em Congressos, Colóquios e Seminários, tendo publicado livros, capítulos de livros e diversos artigos e comunicações em publicações militares e académicas de referência.
Participou em missões militares de curta duração em Angola, Moçambique, Albânia, antiga República Jugoslava da Macedónia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo e Paquistão.
Após a passagem à reserva iniciou, em 2017, a sua colaboração com o Grupo BEL na assessoria da área da segurança e foi, durante 3 anos, Senior Strategic Advisor do Grupo Tekever e Director de Operações de um consórcio internacional.
Administrador de Empresas, designadamente do Grupo Bel e da VASP-Distribuidora de Publicações.
Membro do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar e membro associado correspondente internacional do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).
AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE: TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL
Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos