Na véspera do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, Tarde Nacional falou sobre prevenção, direitos e recomeços
O Tarde Nacional – Amazônia dessa sexta-feira (27), véspera do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, falou sobre esse acidente ainda tão comum na região amazônica. A entrevistada foi a artesã e pedagoga Rosinete Serrão. Ela, que foi vítima de escalpelamento aos 20 anos, hoje ajuda mulheres por meio da Associação Mundo das Rosas, em Macapá, no Amapá.
Rosinete falou da importância da prevenção, tanto por parte dos donos das embarcações, quanto das pessoas que usam os barcos pra locomoção nos rios e igarapés da região.
“A lei 11.970 de 2009 obriga a proteção, a cobertura do eixo do motor. Existe um kit gratuitamente colocado pela Marinha do Brasil no estado do Pará, do Amapá, em todo os lugares que tem a Marinha. Ela coloca esse kit gratuitamente. O dono da embarcação só precisa levar seu documento, identidade, para estar colocando essa cobertura. Muitas vezes o ribeirinho desconhece esse direito, essa informação. Ele tem medo da Marinha apreender o barco dele e ter que pagar multa. Mas não, a Marinha não cobra multa. Ela coloca a cobertura do eixo do motor. É só isso”, ressaltou Rosinete.
Ela também falou do trabalho da associação, que ajuda as vítimas a terem seus direitos reconhecidos junto ao poder público, além de dar todo um apoio emocional pra que essas pessoas reconstruam suas vidas.
Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra!
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
*Para doar cabelos para confecção de perucas para as vítimas de escalpelamento:
Associação Mundo das Rosas
- Avenida Tantalita 281
- Bairro: Jardim Marco Zero
- Macapá – Amapá
- CEP: 68903-206
- Telefone: (96) 99129-6173
PUBLICADO POR: EBC RÁDIOS
Deixe um comentário