Apuí/AM – A Polícia Federal prendeu na quinta-feira (6/5), em conjunto com a Polícia Militar, dois homens em flagrante por extração ilegal de minérios. As prisões ocorreram em Apuí, no sul do Amazonas.
Na localidade, os policiais federais identificaram desmatamento ilegal e degradação ambiental em uma área aproximada de 2.500 ha. Durante a ação, a Polícia Federal apreendeu mercúrio, ouro, uma moto e uma arma de fogo e munições, sem o devido registro. Na ocasião, foram inviabilizados ainda 10 maquinários de mineração e dois barracões usados para a prática ilícita.
Além do crime de extração ilegal de minérios, um dos indivíduos responderá por porte ilegal de arma de fogo.
O mercúrio encontrado no local é utilizado em garimpos ilegais e é altamente nocivo para o meio ambiente e para pessoas que manipulam este reagente químico.
As investigações com os objetivos de esclarecer os fatos e identificar outros possíveis envolvidos terão continuidade nos inquéritos policiais já instaurados, com prazo inicial de 30 dias para a conclusão.
Os indiciados foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil de Apuí, onde permanecerão à disposição da Justiça para audiência de custódia e demais procedimentos necessários.
Eles responderão, na medida de suas responsabilidades, por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo.
As ações da PF para a repressão de crimes ambientais são realizadas por meio de imagens de satélite em alta resolução, capazes de monitorar diariamente as regiões amazônicas.
Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
[email protected] | www.pf.gov.br
Deixe um comentário